Incertezas quanto à economia chinesa deixam mercados em viés de baixa; petróleo cai

Publicado em 17/01/2019 09:17
Thereza May, primeira-ministra britânica conseguiu voto de confiança para permanência no governo, depois da derrota do Brexit no Parlamento. Dólar ganha mais força nesta manhã.

LOGO nalogo

O impasse do Brexit está reservado a um papel secundário e o cenário chinês voltou a polarizar o andamento dos ativos de risco no mundo. E o petróleo ainda tem a ajuda dos Estados Unidos no recuo. Depois de uma quarta-feira relativamente morna, inclusive no mercado interno, a quinta (17) parece que será mais movimentada.

Pequim injetou US$ 83 bilhões no sistema financeiro para crédito às empresas, mais um outro tanto reservado para hoje, em paralelo ao anúncio de que a economia poderá crescer "apenas" 6,3% este ano. No último trimestre o PIB desacelerou para 6,4%.

Prevalece ainda incertezas quanto à necessidade de mais medidas à economia da China, além das anunciadas, como mais crédito (sic), aumento dos gastos em infraestrutura e menos impostos.

Enquanto as bolsas na Ásia fecharam em baixa e as da Europa seguem em queda pelo temor do impacto negativo na economia mundial, ainda considerando a dificuldade do acordo comercial sino-americano, o barril do Brent em queda igualmente reflete os dados dos Estados. Flutua em menos 1,30% em Londres, na faixa dos US$ 60,50. O WTI, negociado em Nova York, perde mais ou menos a mesma coisa.

A Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) prevê mais 12 milhões de barris de produção este ano.

Isso vem tirando momentaneamente o peso de menor produção anunciada pela Opep de menos 1,2 milhão de barris/dia desde 1º de janeiro, enquanto os mercados aguardam a próxima reunião dos países produtores e a possível decisão de ampliação dos cortes. Em dezembro, a produção já havia caído quase 800 mil barris diários.

Junto com petróleo, o açúcar em Nova York acompanha a queda, depois do comportamento estável da véspera. Cai 11 pontos, a 13.06 c/lt o vencimento março.

Enquanto o Ibovespa futuro recua alinhado às bolsas internacionais, o câmbio no mercado interno, estável na quarta, vai alcançando mais 0,90% e negociado a RS 3,76. O mercado monitora a proposta da Previdência do governo de Jair Bolsonaro, que está com avaliação positiva segundo pesquisa divulgada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário