Economistas pioram visão para rombo primário em 2019 e 2020, mas ainda com folga sobre meta

Publicado em 17/01/2019 10:36

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - Economistas pioraram em janeiro sua visão sobre o comportamento das contas públicas neste ano e no próximo, prevendo um rombo primário maior para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência), conforme relatório Prisma Fiscal divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia.

Segundo a mediana dos dados coletados até o quinto dia útil deste mês, a expectativa passou a ser de déficit primário de 102,386 bilhões de reais para este ano, ante 100,031 bilhões de reais apontados no levantamento do mês passado.

Ainda assim, o número seguiu distante do saldo negativo de 139 bilhões de reais estabelecido como meta fiscal para 2019.

O governo do presidente Jair Bolsonaro foi eleito com a promessa de zerar o déficit das contas públicas já neste ano.

Mas diante do forte descasamento entre receitas e despesas no país, agravado pela rigidez de gastos obrigatórios como com Previdência e com a folha de salário do funcionalismo, a tarefa só será possível mediante arrecadação de receitas extraordinárias, como com o leilão do excedente do pré-sal, que pode render à União mais de 100 bilhões de reais.

O processo, contudo, ainda depende de uma série de definições, como a revisão do contrato da cessão onerosa com a Petrobras.

Para 2020, a estimativa dos economistas é de um rombo primário de 68,778 bilhões de reais, maior que o déficit de 63,293 bilhões de reais visto em dezembro.

Neste caso, a meta fiscal ainda não foi definida, mas foi indicada pelo governo anterior como um rombo primário de 110 bilhões. A nova equipe econômica baterá o martelo sobre a meta fiscal do próximo ano no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional até 15 de abril deste ano.

Em relação à dívida bruta, os cálculos para 2019 e 2020 tiveram ligeira melhora. Neste ano, a dívida deve fechar a 78,20 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), mostrou o Prisma, ante percentual de 78,34 por cento no último relatório.

Já no ano que vem a dívida deve subir a 79,80 por cento do PIB, sobre patamar de 80 por cento visto antes.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário