UE diz que Reino Unido terá que participar de eleição europeia se não houver Brexit até 2 de julho

Publicado em 18/01/2019 12:52

LOGO REUTERS

Por Alastair Macdonald e Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia indicou nesta sexta-feira que os britânicos precisarão escolher representantes para o próximo parlamento europeu se o país ficar na União Europeia após a posse da nova assembleia em 2 de julho.

A data para o Reino Unido deixar a UE é à meia-noite de 29 de março, mas o Parlamento britânico rejeitou um acordo de retirada negociado pela primeira-ministra britânica, Theresa May com o bloco. São crescentes as expectativas de que Londres precisará pedir mais tempo para chegar a um acordo sobre suas próprias posições a respeito dos termos do acordo.

A perspectiva de uma prorrogação gerou um debate sobre se o Reino Unido precisará participar das eleições para o Parlamento europeu para evitar contestações legais aos trabalhos da instituição caso o país não esteja representado.

O porta-voz da Comissão Margaritos Schinas disse em uma entrevista coletiva que o braço Executivo da UE não recebeu qualquer pedido de Londres para uma prorrogação do prazo de 29 de março e que, portanto, tal discussão é teórica.

"Nós... como guardiães dos tratados da UE, sugerimos cautela com qualquer sugestão de que o direito dos cidadãos da UE votarem nas eleições para o Parlamento europeu, de acordo com as regras aplicáveis, pode ser colocada em questão", disse.

"Temos um Parlamento europeu legalmente composto que exige membros diretamente eleitos de todos os Estados-membros no primeiro dia de mandato do novo Parlamento, o que desta vez é 2 de julho."

"Esta é a situação legal. Como guardiães do tratado, preferimos ficar dentro da ordem legal aplicável", disse ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário