Ronaldo Caiado, Governador de Goiás, decreta estado de calamidade financeira por 180 dias

Publicado em 21/01/2019 19:40

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do Estado de Goiás declarou nesta segunda-feira estado de calamidade financeira por 180 dias, justificando que o déficit fiscal das contas estaduais não permitiria o pleno funcionamento da administração pública, segundo decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM).

A assessoria de imprensa do governador informou que a Assembleia Legislativa de Goiás tem sessão extraordinária marcada para terça-feira, quando deve votar a matéria, para que ela passe a valer.

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) do governo federal, em estado de calamidade, não é preciso cumprir uma série de exigências e prazos para correção fiscal em caso de descumprimento de parâmetros descritos nela, como para o tamanho da dívida e o gasto com pessoal. A legislação, no entanto, não cita em seu texto o caso específico da calamidade financeira.

O documento assinado nesta segunda-feira fala ainda sobre aumento de despesas obrigatórias e que as medidas de controle fiscal aplicadas não foram suficientes para normalizar a situação de um déficit previsto de mais de 6 bilhões de reais para 2019.

Na semana passada, o governador do Mato Grosso, outro importante Estado do agronegócio, também decretou calamidade financeira.

Procurado, o Tesouro Nacional afirmou que não reconhece os efeitos jurídicos deste tipo de decreto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário