Executivos em Davos criticam políticas de Trump e citam prejuízo a negócios e investimentos

Publicado em 23/01/2019 13:51

LOGO REUTERS

Por Jessica DiNapoli e Soyoung Kim

DAVOS, Suíça (Reuters) - No palco principal do Fórum Econômico Mundial no ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmara aos principais executivos do mundo que o país é um ótimo lugar para se investir. Mas não foi bem isso o que aconteceu.

O investimento estrangeiro direto nos EUA caiu em 2018 e companhias reunidas na cúpula econômica na Suíça este ano afirmam estarem preocupados com a guerra comercial iniciada por Trump contra a China, em meio a receios de que a disputa prejudicará a economia global e os investimentos ainda mais.

Uma das principais reclamações nesta semana: companhias cada vez mais dependentes de consumidores na China tiveram que reduzir perspectivas de negócios diante do esfriamento da segunda maior economia do mundo.

E apesar do governo dos EUA ter reduzido impostos e eliminado regulamentações para atrair novos investimentos, uma onda de cautela está pressionando muitas indústrias no país.

"A guerra comercial foi muito prejudicial para a agricultura dos EUA", disse David MacLennan, presidente-executivo da Cargill, que anunciou resultados piores que o esperado em janeiro. "Quando mais isso durar, pior vai ficar", acrescentou.

O investimento estrangeiro nos EUA, incluindo fusões e aquisições e empréstimos por subsidiárias de uma mesma empresa, caiu cerca de 18 por cento em 2018, segundo a Conferência de Comércio e Desenvolvimento das Nações Unidas (Unctad).

Isso é próximo da queda de 19 por cento ocorrida no investimento direto estrangeiro no mundo. Mas é notável após a reforma tributária e a liberação regulatória promovidas por Trump. Em janeiro passado, em Davos, muitos executivos disseram que planejavam investir nos EUA.

Na China, o investimento estrangeiro cresceu 3 por cento em 2018. Na Índia, a expansão foi de 7 por cento.

Alan Jope, presidente-executivo da Unilever <ULVR.L>, afirmou que os EUA continuam sendo um bom mercado para seus produtos. Mas é a China, onde a Unilever juntou forças no ano passado com a gigante de comércio eletrônico JD.com <JD.O>, que se tornou o mercado mais resiliente.

Jope afirmou que a China "é uma de nossas mais confiáveis fontes de crescimento. A China provê a nova estabilidade ao mercado de bens de consumo".

A guerra comercial de Trump contra a China é um dos principais assuntos em Davos este ano, mesmo sem a presença de do presidente norte-americano e do colega chinês Xi Jinping.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a previsão de crescimento global e uma pesquisa da PwC com quase 1.400 presidentes de empresas mostrou aumento de pessimismo.

A pesquisa da PwC afirma que 27 por cento dos executivos fora dos EUA consideram o país como o principal destino para crescimento potencial, ante 46 por cento em 2018.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário