MDB fecha acordo com Rodrigo Maia e aumenta chances de reeleição de presidente da Câmara

Publicado em 29/01/2019 16:06

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O MDB fechou um acordo para a reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apoio que incluirá a formação de um bloco parlamentar, afirmou nesta terça-feira o presidente do partido, senador Romero Jucá (RR).

“Fizemos um acordo com o deputado Rodrigo Maia na noite de ontem. Portanto está caminhando para que o processo congressual comece estabilizado”, disse Jucá a jornalistas antes de reunião da bancada do partido no Senado.

De acordo com Jucá, a conjuntura política, o “entendimento político” e o “amadurecimento” do processo levaram o MDB a fechar com Maia, a despeito das conversas que travava, ao lado do PP e do PTB, com partidos da esquerda --PT e PSB, entre eles-- que tentavam criar um super bloco de oposição ao atual presidente da Câmara.

Também atribuiu a mudança de rumo ao “talento” e à “competência” de Maia, que teria conseguido se “recompor bem”.

“Na composição partidária, o MDB está nessa composição com o Rodrigo Maia, inclusive discutindo bloco parlamentar”, afirmou o presidente da sigla.

Jucá nega, no entanto, que irá trabalhar para que Fábio Ramalho (MDB-MG) retire sua candidatura.

“O Fabinho é um candidato que já se colocou, tem todo o direito de ser candidato. É uma figura expressiva do MDB”, disse o senador. “Fabinho tem muito voto.”

Antes do acordo fechado entre MDB e Maia, Ramalho disse à Reuters que para o atual presidente conseguir ser reeleito, precisaria liquidar a fatura já no primeiro turno. O mineiro, no entanto, garantiu que haverá segundo turno na disputa. Para se eleger no primeiro turno, o candidato tem de conseguir o voto de pelo menos 257 dos 513 deputados.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário