IGP-M avança 0,01% em janeiro com aumento dos preços ao consumidor, diz FGV

Publicado em 30/01/2019 08:51

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A pressão sobre os preços ao consumidor aumentou e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a registrar variação positiva de 0,01 por cento em janeiro, sobre recuo de 1,08 por cento em dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

No mês, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, passou a subir 0,58 por cento, ante avanço de 0,04 por cento em dezembro.

A maior contribuição para o resultado partiu do grupo Habitação, que passou a subir 0,41 por cento, depois de ter recuado 0,21 por cento antes.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60 por cento do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve queda de 0,26 por cento em janeiro, contra recuo de 1,67 por cento no mês anterior.

O IPA mostrou que os preços das Matérias-Primas Brutas tiveram destaque ao atenuar a queda a 0,30 por cento em janeiro, ante recuo de 2,45 por cento no mês anterior. Vale mencionar o comportamento dos itens minério de ferro, leite in natura e mandioca.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, acelerou a alta a 0,40 por cento no período, de 0,13 por cento antes.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

(Por Stéfani Inouye)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário