No Estadão: Toffoli autoriza saída de Lula para encontrar familiares após enterro de irmão

Publicado em 30/01/2019 13:09
128 exibições

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, acolheu parcialmente o pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e autorizou que o ex-presidente seja deslocado para uma unidade militar na região do ABC, em São Paulo, para se encontrar familiares. Na decisão, Toffoli assegura a possibilidade de o corpo do seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, ser deslocado para a unidade militar, e destaca que “prestar a assistência ao preso é um dever indeclinável do Estado”.

Toffoli frisou que, segundo a Polícia Federal, não há tempo hábil para o deslocamento de Lula ao local do sepultamento, além dos riscos à segurança dos presentes e de agentes públicos mobilizados para o deslocamento.

“Todavia, as eventuais intercorrências apontadas no relatório policial, a meu ver, não devem obstar o cumprimento de um direito assegurado àqueles que estão submetidos a regime de cumprimento de pena, ainda que de forma parcial, vale dizer, o direito de o requerente (Lula) encontrar-se com familiares em local reservado e preestabelecido para prestar a devida solidariedade aos seus, mesmo após o sepultamento, já que não há objeção da lei”, ressaltou Toffoli.

Leia a notícia na íntegra no site do Estadão.

Fonte Estadão

1 comentário

  • geraldo gentile Ibaiti - PR

    Gostaria de saber se o presidiário Zé das Couves, pobre, negro, teria a mesma regalia, inclusive e especialmente de ser levado por um helicóptero para o funeral de seu irmão. O Brasil é um País desigual porque as suas elites (em especial alguns setores) tratam alguns como se fossem "mais iguais do que outros". Precisamos urgentemente mudar esta mentalidade. Basta de privilégios.

    6
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      As vezes me pergunto por que demoramos tanto tempo para descobrir que cadeia e' o lugar certo dos comunistas... TODOS VESTEM A MESMA ROUPA, COMEM A MESMA COMIDA, NAO FAZEM NADA E VIVEM ÁS CUSTAS DO ESTADO.

      1