Índices chineses sobem com progresso de negociações comerciais; fecham semana em alta

Publicado em 01/02/2019 07:07

HONG KONG (Reuters) - Os índices acionários chineses subiram nesta sexta-feira, antes do feriado de uma semana do Ano Novo Lunar, enquanto Pequim e Washington avançavam nas negociações comerciais, com os investidores descartando as preocupações sobre uma desaceleração econômica.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,4 por cento, encerrando a semana com quase 2 por cento de alta. O índice de Xangai, por sua vez, teve alta de 1,3 por cento, subindo 0,6 por cento na semana.

O subíndice do setor financeiro avançou 0,6 por cento, o de consumo teve alta de 1,3 por cento, enquanto o subíndice de saúde avançou 3,7 por cento.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que se reunirá com o presidente chinês, Xi Jinping, para tentar selar um acordo comercial amplo, acrescentando que o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, foram convidados a levar uma equipe negociadora dos EUA para Pequim em fevereiro.

Os dois líderes se reuniram na Argentina no início de dezembro e concordaram com uma trégua de 90 dias na guerra comercial.

Os comentários de Trump vieram após a última rodada de negociações comerciais entre os EUA e a China em Washington, e uma reunião entre Donald Trump e Liu He, vice-primeiro-ministro chinês. A delegação chinesa disse em um comunicado que os dois dias de conversas de alto nível tiveram "um progresso importante", informou a agência oficial de notícias Xinhua.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,07 por cento, a 20.788 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,04 por cento, a 27.930 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,30 por cento, a 2.618 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,43 por cento, a 3.247 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,06 por cento, a 2.203 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX permaneceu fechado.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,05 por cento, a 3.188 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,03 por cento, a 5.862 pontos.

(Por Noah Sin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA