Dólar fecha quase estável ante real com mercado à espera de definição no Congresso

Publicado em 01/02/2019 17:25

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou quase estável ante o real nesta sexta-feira, com o mercado aguardando o Congresso, que elegerá no fim do dia as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado, e tendo ainda no radar dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos.

O dólar encerrou com acréscimo de 0,09 por cento, a 3,6622 reais na venda. Na máxima da sessão, chegou a 3,6834 reais. Na mínima, alcançou 3,6374 reais.

O dólar futuro subia 0,36 por cento pouco depois do fechamento do mercado à vista.

Na semana, a moeda norte-americana acumulou queda de 2,9 por cento.

O Congresso elege nesta sexta-feira, a partir das 18h, os presidentes da Câmara e do Senado, e as respectivas Mesas Diretoras, o que permitirá ao governo começar a avançar com a agenda econômica, inclusive a tão aguardada reforma da Previdência.

Na Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa, é o favorito, após costurar uma aliança em que garantiu o apoio de diversos partidos. Seu principal adversário é o vice-presidente Fábio Ramalho (MDB-MG).

Já no Senado, o ex-presidente da Casa Renan Calheiros (AL) foi escolhido na véspera, em uma votação apertada, como candidato do MDB, que detém a maior bancada. Vários parlamentares concorrem contra o emedebista, entre eles Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Major Olímpio (PSL-SP).

"Existe uma expectativa muito positiva com relação aos nomes que estão em pauta. Caso seja confirmada essa expectativa, a tendência é que haja uma valorização do real, diante da perspectiva de que a reforma da Previdência pode ganhar mais força", afirmou o operador de um banco nacional.

No exterior, dados dos EUA mostraram um salto na criação de vagas de trabalho em janeiro, o que deu algum suporte ao dólar ante o real nessa sessão, mas a revisão para baixo no desempenho do mês anterior limitou o impacto.

Os números foram conhecidos dois dias após o Federal Reserve prometer paciência com a normalização monetária nos EUA, entre outras sinalizações, abrindo espaço para aposta de uma pausa no ciclo de altas dos juros norte-americanos.

O Banco Central vendeu nesta sessão 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares. Desta forma, rolou 516,5 milhões de dólares do total de 9,811 bilhões que vencem em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário