Dólar sobe ante real acompanhando exterior

Publicado em 04/02/2019 10:59

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia ante o real nesta segunda-feira, acompanhando a força da divisa no exterior e após votação conturbada que elegeu o presidente do Senado no sábado.

Às 11:56, o dólar avançava 0,52 por cento, a 3,6812 reais na venda, após fechar na sexta-feira com variação positiva de 0,09 por cento, a 3,6622 reais.

O dólar futuro operava em alta de cerca de 0,5 por cento.

No exterior, o dólar subia contra uma cesta de moedas, impulsionado por dados fortes sobre empregos nos Estados Unidos divulgados na sexta-feira, pela alta no futuros do petróleo e à frente de uma semana intensa.

Na terça-feira, Trump fará perante o Congresso o tradicional discurso de Estado da União, em que falará sobre o impasse entre democratas e republicanos, que levou à paralisação parcial do governo dos EUA, além de atualizar parlamentares sobre as negociações comerciais com a China.

"No lado externo, a gente fica propenso às altas e baixas. Sabemos que qualquer coisa que Trump falar com relação ao mercado, sobre China, que é a grande briga desse momento, que isso vai proporcionar um certo burburinho", afirmou o gerente de câmbio da Treviso Corretora, Reginaldo Galhardo.

O mercado também tem no radar as negociações da premiê britânica Theresa May relativas ao Brexit e a participação do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em um evento na quarta-feira

No lado doméstico, o mercado nota as definições no Congresso. Na sexta-feira, conforme já era esperado e precificado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara. A surpresa ficou para o sábado, quando, após uma sessão de tumulto e desorganização, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito por uma fina margem para a presidência do Senado.

Nesse primeiro momento, o nome de Alcolumbre divide o mercado. Há quem avalie que sua proximidade ao governo, em especial ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de quem é aliado, seja positivo para fazer caminhar a agenda de reformas.

"O Renan (Calheiros) não foi eleito, foi eleito um pessoal mais propenso a ajudar, a fazer aquilo que as reformas precisam para estar em andamento. Mas a gente fala isso antes do cara assumir, depois que assumir pode mudar, ele pode acabar fazendo o que quiser", afirmou Galhardo.

Por outro lado, participantes do mercado notam que o próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, apostava no nome de Renan Calheiros, cuja longa experiência em negociação e articulação poderia servir para avançar a pauta econômica no Senado.

Com essa divisão, o mercado entra novamente em compasso de espera até que seja apresentado o texto concreto da reforma da Previdência.

"Qualquer palpite se mostra superficial enquanto o texto da reforma da Previdência não é enviado ao Congresso para apreciação", afirmou a corretora H.Commcor em nota.

O Banco Central vendeu nesta sessão 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares. Desta forma, rolou 1,033 bilhão de dólares do total de 9,811 bilhões que vencem em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário