IGP-DI sobe 0,07% em janeiro com aumento da pressão sob preços ao consumidor, diz FGV

Publicado em 07/02/2019 07:57

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve em janeiro alta de 0,07 por cento, depois de recuar 0,45 por cento no mês anterior, com avanço nos preços para o consumidor, mostraram nesta quinta-feira os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em janeiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60 por cento do indicador todo, passou a recuar 0,19 por cento, sobre deflação de 0,82 por cento no mês anterior.

O IPA mostrou que o grupo Bens Intermediários recuou 0,53 por cento no mês, ante uma queda de 1,74 por cento em dezembro. Vale ressaltar o comportamento do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção.

A pressão no varejo ficou mais forte, uma vez que a alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), que responde por 30 por cento do IGP-DI, acelerou a 0,57 por cento, de 0,29 por cento em dezembro.

A principal contribuição para este resultado foi dado pelo Educação, Leitura e Recreação, cujos preços passaram a subir 3,13 por cento em janeiro de 0,83 por cento antes, em um movimento sazonal de início de ano.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), por sua vez, subiu 0,49 por cento em janeiro, contra avanço de 0,13 por cento em dezembro.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

(Por Stéfani Inouye)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA