Alerta de desnível em barragem da Vale força retirada de moradores em Barão de Cocais (MG)

Publicado em 08/02/2019 08:49

SÃO PAULO (Reuters) - Moradores de Barão de Cocais, em Minas Gerais, foram retirados de suas residências devido a um alerta de desnível na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale <VALE3.SA>, informaram a mineradora e a prefeitura do município nesta sexta-feira.

O alerta ocorre exatas duas semanas após o rompimento de uma barragem da companhia em Brumadinho, também em Minas Gerais, que deixou ao menos 157 mortos e quase 200 desaparecidos.

Em comunicado, a Vale disse que a Agência Nacional de Mineração (ANM) "determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco".

"A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura", acrescentou a companhia, dizendo que a ação teve início na madrugada desta sexta-feira, abrangendo cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras.

"Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo.

Em nota no Facebook, a prefeitura de Barão de Cocais disse que os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro, e Marta Nogueira, em Belo Horizonte)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética