Dólar tem leve alta ante real aguardando Previdência e seguindo cautela no exterior

Publicado em 08/02/2019 15:09

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leve alta frente ao real no pregão desta sexta-feira, aguardando avanços nas negociações para Previdência e seguindo a cautela do exterior, com temores sobre desaceleração no crescimento econômico global e pouca perspectiva de resolução na guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Às 15:50, o dólar <BRBY> avançava 0,58 por cento, a 3,7323 reais na venda, após fechar com acréscimo de 0,12 por cento, a 3,7108 reais, na véspera.

O dólar futuro <DOLc1> operava com variação negativa de cerca de 0,1 por cento.

A moeda passou a operar com um pouco mais de força frente ao real por volta das 14h, acompanhando o exterior, onde houve uma piora nos índices acionários dos Estados Unidos relacionada ao ceticismo sobre o acordo comercial entre EUA e China.

Após pregão de ajuste na véspera, quando calibraram apostas sobre a reforma da Previdência, investidores voltam ao compasso de espera, baseados na percepção de que só haverá uma definição quando o presidente Jair Bolsonaro retornar a Brasília.

No fim da tarde de quinta-feira, o porta-voz da Presidência informou que Bolsonaro contraiu pneumonia durante a recuperação da cirurgia de reversão da colostomia, o que deve adiar ainda mais sua alta.

"Não há nenhuma grande novidade, o que tem é um certo desconforto com relação à saúde de Bolsonaro que pode atrasar a composição política pra fazer a reforma", afirmou o estrategista de renda fixa da Coinvalores Corretora, Paulo Celso Nepumoceno.

"É preciso de um apoio para a reforma acontecer e com uma demora um pouco maior, com ele (Bolsonaro) mais afastado da linha de frente, pode atrasar um pouco a coalizão que o governo precisa formar", avaliou.

No exterior, o mercado observa novos desdobramentos na guerra comercial entre EUA e China. A Casa Branca confirmou que conversas de alto nível entre representantes serão retomadas em Pequim nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Na véspera, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que não pretende se reunir com o líder chinês, Xi Jinping, antes do prazo de 1º de março determinado pelos dois países para chegar a um acordo comercial.

A fala de Trump pesa contra as expectativas de que os dois países possam fechar acordo antes da data limite.

Também na quinta-feira, dados mostraram uma queda na produção industrial da Alemanha em dezembro, o quarto recuo consecutivo, o que reforçou temores de investidores de que a economia mais forte da Europa pode estar rumando para uma recessão.

Já a Comissão Europeia reduziu suas estimativas para o crescimento econômico da zona do euro neste e no próximo ano, provocando preocupações de que a desaceleração global está se espalhando para a Europa.

O BC brasileiro vendeu nesta sessão 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares. Assim rolou 3,099 bilhões de dólares do total de 9,811 bilhões que vencem em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário