TRF-4 confirma juiz Luiz Bonat para substituir Sérgio Moro na Lava Jato

Publicado em 08/02/2019 17:08

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) homologou nesta sexta-feira o nome do juiz federal Luiz Bonat como titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, que cuida dos julgamentos da operação Lava Jato.

Bonat, de 64 anos, assumirá a Vara no lugar do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, que deixou o cargo em dezembro respondendo ao convite do presidente Jair Bolsonaro para fazer parte do governo.

O nome de Bonat já havia sido anunciado há duas semanas. Seguindo as regras de substituição nos tribunais federais, de maior tempo no posto, ele era o primeiro na lista de candidatos a substituto de Moro. Seu nome foi aprovado na tarde desta sexta em uma reunião de 15 minutos do Conselho de Administração do TRF-4.

Antes de ser escolhido para a 13ª Vara, Bonat era titular da 21ª Vara de Curitiba, especializada em matéria previdenciária.

Juiz há 25 anos, o novo juiz da Lava Jato é especialista em direito público e já tem experiência na área criminal. Atuou na 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR), na 1ª Vara Federal de Criciúma (SC) e na 3ª Vara Criminal Federal de Curitiba. Nesta última, foi o responsável por parte das condenações do caso Banestado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos