Dólar sobe levemente ante real acompanhando cautela no exterior

Publicado em 11/02/2019 10:07

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia levemente ante o real no início do pregão desta segunda-feira, com investidores buscando a segurança da divisa norte-americana em meio à cautela no exterior diante de possibilidade de nova paralisação do governo dos Estados Unidos incerteza nas negociações comerciais entre EUA e China.

Às 10:47, o dólar avançava 0,18 por cento, a 3,7407 reais na venda, após fechar na sexta-feira com alta de 0,63 por cento, a 3,7340 reais.

O dólar futuro tinha alta de 0,25 por cento.

"O comportamento da moeda está relativamente tranquilo neste pregão. No cenário externo, de uma maneira conturbada, volta a haver ruído com relação à paralisação no governo dos Estados Unidos", afirmou o economista-sênior do Banco Haitong, Flávio Serrano.

Era esperado que democratas e republicanos chegassem a um acordo sobre a segurança na fronteira com o México até esta segunda-feira, dando tempo para que a legislação tramitasse na Câmara e no Senado e fosse assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, antes de sexta-feira, quando expira o prazo de financiamento para o Departamento de Segurança Interna e outras agências do governo federal.

Em relação às negociações comerciais, Estados Unidos e China deram início nesta segunda-feira a mais uma rodada de discussões, com autoridades dos EUA em visita a Pequim.

Crescem as preocupações de que as conversas podem não encerrar a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo, uma vez que representantes norte-americanos pressionarão a China a alterar o tratamento à propriedade intelectual das empresas dos EUA.

Há uma expectativa de que os países prorroguem o prazo de 1º de março, quando está programado um aumento das tarifas dos EUA sobre produtos chineses.

O mercado também segue atento para novas sinalizações sobre desaceleração na economia global. O crescimento econômico do Reino Unido atingiu em 2018 o pior nível desde 2012, impactado por incertezas ligadas ao Brexit, outro ponto que segue sendo monitorado.

Do lado doméstico, participantes do mercado estão em compasso de espera sobre a reforma da Previdência até que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, se recupere e deixe o hospital após cirurgia de reversão da colostomia.

A avaliação é a de que, enquanto Bolsonaro não retornar a Brasília, não deve haver avanços no que diz respeito à reforma, mas o mercado monitora qualquer nova informação sobre o teor do texto.

"O mais importante são os anúncios oficiais, mas o mercado monitora tudo, qualquer informação pertinente à reforma pode ter um impacto", afirmou Serrano.

Após um viés mais otimista com relação à Previdência no fim de janeiro e início de fevereiro, na semana passada o mercado calibrou apostas e passou a trabalhar com tal percepção, somado à possibilidade de que a matéria não tramitará na rapidez esperada antes.

O Banco Central realiza nesta segunda-feira leilão de até 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares para rolagem do vencimento de março, no total de 9,811 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário