Venezuela quer criar bloco comercial sem dólar

Publicado em 12/02/2019 11:30

LOGO REUTERS

Por Nidhi Verma e Promit Mukherjee

NEW DÉLHI (Reuters) - A Venezuela quer criar um bloco comercial formado pela China, Índia e a Rússia para ajudar o país sul-americano a concluir pagamentos de petróleo em outras moedas que não sejam o dólar, disse o ministro do Petróleo venezuelano nesta terça-feira.

O país está em busca de métodos de pagamento alternativos para manter o fluxo de petróleo para a Índia, um mercado de exportação crucial para o país, especialmente depois que os Estados Unidos impuseram sanções para restringir as exportações de petróleo do membro da Opep para os EUA.

"Todos nós podemos construir uma única economia e essa economia não precisa estar necessariamente dentro da economia do dólar", disse Manuel Quevedu, referindo-se à China, Rússia e Índia.

Quevedu, que na segunda-feira disse que Caracas estava aberta para negociar com Nova Délhi, recusou-se a revelar detalhes sobre como planeja fazer negócios com a Índia.

"Certamente não vamos informar aqueles que querem destruir nossa indústria petrolífera (sobre como planejamos fazer negócios)", disse ele à margem da bienal Petrotech Conference, na Índia.

A Venezuela está fornecendo petróleo para todos os seus parceiros, incluindo a Reliance Industries, apesar das sanções, disse Quevedu.

A Reliance, que paga uma quantia significativa de suas compras da PDVSA em dinheiro, fornece combustível para a Venezuela por meio de sua unidade americana RIL, mostraram registros comerciais internos da PDVSA.

(Por Sudarshan Varadhan)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário