Oito funcionários da Vale são presos em investigação sobre "homicídio" em Brumadinho

Publicado em 15/02/2019 08:34

LOGO REUTERS

(Reuters) - Oito funcionários da mineradora Vale foram presos nesta sexta-feira em meio a "fundadas razões de autoria ou participação dos investigados na prática de centenas de crimes de homicídio qualificado", após a tragédia de Brumadinho (MG), informou o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Foram decretadas prisões temporárias, pelo prazo de 30 dias, de quatro gerentes da Vale, sendo dois deles executivos, e outros quatro integrantes das respectivas equipes técnicas.

Conforme o Ministério Publico, "todos são diretamente envolvidos na segurança e estabilidade" da barragem que se rompeu em 25 de janeiro e deixou centenas de mortos e desaparecidos.

Crimes ambientais e de falsidade ideológica também estão sendo apurados, acrescentou o órgão, dizendo ainda que foram alvos de busca e apreensão, em São Paulo e Belo Horizonte, quatro funcionários (um diretor, um gerente e dois integrantes do corpo técnico) da auditora alemã TÜV SÜD.

Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na sede da Vale, no Rio de Janeiro.

"Os documentos e provas apreendidos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais para análise. As medidas estão amparadas em elementos concretos colhidos até o momento nas investigações", afirmou o órgão público em nota.

O ministério contou com apoio das Polícias Civil e Militar para a operação desta sexta-feira.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo, e Marta Nogueira, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário