Dólar recua ante real após detalhes sobre proposta da Previdência e com Bebbiano no radar

Publicado em 15/02/2019 11:57

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda ante o real nesta sexta-feira, após o governo divulgar detalhes sobre a proposta de reforma de Previdência no fim da quinta-feira, mas com investidores monitorando a crise política envolvendo o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.

Às 11:57, o dólar recuava 0,49 por cento, a 3,7217 reais na venda, após fechar com queda de 0,34 por cento, a 3,7401 reais na véspera.

O dólar futuro tinha variação negativa de cerca de 0,1 por cento.

Por volta das 10h50, a moeda acelerou a queda para perto de 1 por cento, influenciada por declaração da China de que chegou a consenso com os Estados Unidos em pontos importantes da disputa comercial.

No fim da quinta-feira, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou que Bolsonaro tomou uma decisão final para que a idade mínima de aposentadoria na proposta seja fixada em 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com período de transição de 12 anos.

O secretário afirmou ainda que o texto da reforma deve ser assinado por Bolsonaro e encaminhado ao Congresso em 20 de fevereiro.

O texto que será apresentado pela equipe econômica ao Congresso é mais duro do que o proposto pelo governo do ex-presidente Michel Temer, que previa as mesmas idades mínimas, mas um período de transição mais longo.

Os detalhes divulgados na quinta-feira agradaram ao mercado, ao sinalizarem uma posição firme da equipe econômica.

"O mercado vai agora tentar entender mais alguns detalhes, como as classes que ficarão dentro. A primeira leitura é positiva e tende a gerar alguma valorização para o real", afirmou a economista da CM Capital Markets, Camila Abdelmalack.

As atenções agora se voltam para a tramitação da proposta e o quanto do texto o governo conseguirá manter em meio às negociações com parlamentares.

O mercado também traz na pauta desta sexta-feira eventuais desdobramentos da crise política no governo, que tem Bebianno no centro após denúncias de um esquema de candidatos-laranja dentro do PSL que está sendo investigado pela Polícia Federal.

"O mercado está de olho em como essa crise pode retardar o crescimento da reforma. Apesar de ter no pano de fundo essa avaliação positiva acerca do texto, temos esses fatores que podem gerar alguma volatilidade ao longo do dia", completou Camila.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) alertou na véspera que a crise envolvendo Bebianno pode prejudicar a negociação sobre a reforma da Previdência.

No exterior, a rodada de negociações comerciais entre EUA e China que teve autoridades norte-americanas visitando Pequim chegou ao fim com progresso, afirmaram as partes. A China disse que os lados chegaram a consenso sobre questões importantes.

Negociadores voltam a se reunir na próxima semana em Washington para prosseguir com as conversas.

O BC vendeu nesta sessão 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, equivalente à venda futura de dólares. Assim rolou 5,681 bilhões de dólares dos 9,811 bilhões que vencem em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário