No Estadão: Presidente da CNI, Robson Andrade, é preso em operação de combate à corrupção

Publicado em 19/02/2019 09:51 e atualizado em 19/02/2019 10:24
579 exibições

O Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, foi preso em São Paulo na manhã desta terça-feira, 19, durante operação da Polícia Federal. Em colaboração com o Tribunal de Contas da União, a PF deflagrou a Operação Fantoche para desarticular uma organização de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

São cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão temporária, nos estados de PE, MG, SP, PB, DF, MS e AL.

Segundo informações da PF, um grupo de empresas, sob o controle de um mesmo núcleo familiar, atuava desde 2002 executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado “Sistema S”. Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões decorrentes desses contratos.

As investigações apontaram que o grupo utilizava entidades de direito privado, sem fins lucrativos, para justificar a celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério e Unidades do Sistema S. Os contratos eram, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada.

A ação conta com o apoio do Tribunal de Contas da União e, ao todo, com a participação de 213 policiais federais e 8 auditores do TCU.

As medidas foram determinadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que também autorizou o sequestro e o bloqueio de bens e valores dos investigados.

Fonte: Estadão

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Até que enfim, conseguiram enxergar alguma coisa no "sistema" S. ... ... Ocorre que no Brasil, nomes como sindicato, federação, confederação viraram sinônimos de "sistema". ... Fatos como da CBF e outros, já dá para vislumbrar o que vem por aí.... Muitas federações são "quintais" onde os "sabidos" estão fazendo de tudo há décadas na presidência dessas FEDE ... rações !!! ...
    Isso mesmo, FEDE !!!

    1
    • CASSIANO AOZANEVILA NOVA DO SUL - RS

      Buenas, fiz meia duzia de cursos no Senar, em média cada um de 6 horas-aula, relacionados às regulagens de máquinas e manejos de animais. Os cursos tem relevância, pois passam algum conceitos..., no entanto, pelo que o Senar arrecadou neste ultimo ano (1,2%de toda a produção agropecuária no Brasil), ele deveria ter implantado faculdades especializada na área agrícola..., exemplo do arrecadado: na soja a cada 100.000.000 de t, são R$ 200.000,00 para a entidade. Ou seja, pelos 0.2% sao 3.320.000 sacas de soja (portanto, a sessenta reais são quase duzentos milhões de reais).. assim, nem quero saber o valor de quanto custa um cursinho do Senar.

      0