Dólar recua ante real com apetite por risco após EUA adiarem aumento de tarifas sobre China

Publicado em 25/02/2019 12:00

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta segunda-feira, acompanhando o apetite por risco no exterior após os Estados Unidos prorrogarem o prazo para acordo comercial com a China, suspendendo um aumento tarifário que estava previsto para 1º de março.

Às 10:50, o dólar recuava 0,24 por cento, a 3,7322 reais na venda, após cair 0,55 por cento, a 3,7412 reais na sexta-feira.

O dólar futuro recuava cerca de 0,5 por cento.

NO domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que adiará o aumento de tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses graças a negociações comerciais "produtivas".

Trump disse ainda que ele e o presidente chinês, Xi Jinping, devem se encontrar para selar um acordo caso continue havendo progresso nas negociações.

A decisão norte-americana, que já era aventada após sinalizações de progresso na semana passada, renovou o otimismo no mercado e aumentou o apetite por risco nesta segunda-feira.

"Lá fora há um cenário um pouco mais otimista pela decisão do Trump de adiar o início da cobrança de mais impostos sobre a China. Além disso, ele mencionou que as negociações estão em estágio avançado, e o mercado compra a ideia de que algo positivo pode sair daí", afirmou o economista-sênior do Banco Haitong, Flávio Serrano.

Ao longo da semana, o mercado acompanha ainda a divulgação de dados importantes nos Estados Unidos, com destaque para o PIB do terceiro trimestre, e números de atividade industrial na China.

Investidores também monitoram com atenção falas do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, que dará o depoimento semestral perante o Senado e a Câmara dos EUA na terça e quarta-feiras.

Na agenda interna, o mercado acompanha a tramitação da reforma da Previdência no Congresso, com expectativa de instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e observa articulações políticas do governo.

Também tem destaque o anúncio do Banco Central de leilão de linha -- venda com compromisso de recompra -- para quarta-feira, com oferta de 3 bilhões de dólares, para rolagem parcial de um total de 6,05 bilhões de dólares com vencimento em março.

Nesta segunda-feira, o BC realiza ainda leilão de até 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares para rolagem do vencimento de março, no total de 9,811 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário