Brasil não cogita "em hipótese alguma" permitir que EUA usem território para intervenção na Venezuela, diz Mourão

Publicado em 25/02/2019 16:38

(Reuters) - O governo brasileiro não considera "em hipótese alguma" permitir que os Estados Unidos usem o território do Brasil numa eventual intervenção na Venezuela, disse nesta segunda-feira o vice-presidente, Hamilton Mourão, em entrevista à GloboNews em Bogotá, onde participa de reunião do Grupo de Lima.

Na entrevista, Mourão também afirmou que o Brasil trabalha para evitar que a crise venezuelana gere um conflito na região e disse que seria "muito ruim" trazer para a América do Sul um clima similar ao que existia na época da Guerra Fria.

"O Brasil não considera isso em hipótese alguma", disse Mourão ao ser indagado se o país permitiria que os EUA usassem seu território numa eventual intervenção.

"Você tem que lembrar sempre que qualquer presença de força estrangeira no nosso país tem que ter autorização do Congresso Nacional, o governo não pode pura e simplesmente fazer isso", explicou o vice, adicionando que "a maioria" do governo do presidente Jair Bolsonaro é contra permitir que os EUA usem o território brasileiro para uma intervenção no país vizinho.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética