Dólar recua ante real monitorando Previdência e observando cautela no exterior

Publicado em 27/02/2019 13:46

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta quarta-feira, sem direção clara em pregão volátil, com o mercado monitorando o noticiário ligado à reforma da Previdência e o cenário no exterior.

Às 13:28, o dólar recuava 0,19 por cento, a 3,7376 reais na venda, após fechar com variação positiva de 0,10 por cento, a 3,7448 reais na véspera.

O dólar futuro recuava 0,21 por cento.

Segundo participantes do mercado, o pregão deve seguir volátil em função da formação da taxa Ptax de final de mês e com investidores realizando movimentos defensivos antes do Carnaval.

"Não tem um direcionamento muito claro. Temos tido alguns dias de instabilidade com relação às incertezas sobre a reforma da Previdência", afirmou o economista da Tendências Consultoria, Silvio Campos Neto.

Investidores seguem monitorando negociações ligadas à reforma, ainda que a matéria só deva avançar após o Carnaval.

Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro ouviu de parlamentares que o governo precisa sinalizar disposição para alterar artigos da reforma que tratam do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e das aposentadorias rurais, caso contrário, a proposta terá dificuldades de andar no Congresso.

Sabendo que ainda não tem votos suficientes para a aprovar a reforma, o governo parte agora para uma aproximação com bancadas e líderes.

"Ao que tudo indica o próprio presidente precisará ser efetivo na busca da formação de sua base de apoio, melhorando a comunicação com os parlamentares e partidos, um pedido do próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que vê falhas na articulação, segundo ele, lenta", afirmou o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello, em nota.

No exterior, há cautela e certa aversão ao risco entre investidores com escalada nas tensões entre Paquistão e Índia na região da Caxemira.

Também contribui para o sentimento de cautela a declaração do representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, de que as questões dos EUA com a China são "sérias demais" para serem resolvidas apenas com promessas de novas compras.

O mercado acompanha também o segundo dia de depoimentos semestrais do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, ao Congresso norte-americano.

Em declarações preparadas ao Senado, Powell disse que crescentes riscos e dados fracos recentes não devem impedir o crescimento sólido da economia dos EUA neste ano, mas que o Fed seguirá "paciente" ao decidir sobre novos aumentos de juros.

O Banco Central vendeu nesta quarta-feira os 10,28 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, que restavam para concluir a rolagem de 9,811 bilhões de dólares que vencem em março.

O BC também vendeu integralmente a oferta de 3 bilhões em leilão de linha --com compromisso de recompra --, com objetivo de rolagem parcial de um total de 6,05 bilhões de dólares com vencimento em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário