Dólar recua ante real em véspera de fechamento de Ptax mensal

Publicado em 27/02/2019 17:50

LOGO REUTERS

Por Laís Martins

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou em queda ante o real nesta quarta-feira, em pregão véspera de fechamento da Ptax mensal, com desempenho melhor do que outras moedas emergentes, enquanto investidores seguiram contrabalançando eventos externos e noticiário relacionado à reforma da Previdência.

O dólar recuou 0,38 por cento, a 3,7304 reais na venda. Na sessão, oscilou entre 3,7491 reais e 3,7226 reais na venda. O dólar futuro recuava 0,5 por cento.

O declínio ocorre após o dólar acumular até a véspera valorização de 1,68 por cento frente ao real em fevereiro, reduzindo a queda acumulada no ano para 3,37 por cento.

No exterior, o peso argentino também recuou, mas em menor ritmo, enquanto peso chileno, rublo russo e o peso mexicano perderam valor frente à divisa norte-americana. EM relação a uma cesta de moedas, o dólar mostravam leve acréscimo.

Agentes de mercado veem uma pauta econômica positiva para o país, mas não descartaram complicações oriundas da articulação política necessária para que a agenda avance, bem como acompanham desdobramentos no exterior com potencial efeito na direção global da moeda norte-americana.

Nesse contexto, comentários de líderes governistas de que não está aberta a negociação a economia de 1 trilhão de reais, como prevê a proposta apresentada ao Congresso Nacional, endossam receios sobre dificuldades nas negociações tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.

O governo está em ofensiva para se aproximar das bancadas e líderes, uma vez que entende que ainda não tem votos suficientes para a aprovar a reforma, mas o mercado aguarda progressos efetivos.

Do exterior, declaração do representante de Comércio dos EUA de que as questões com a China são "sérias demais" para serem resolvidas apenas com promessas de novas compras esfriaram o ânimo sobre as negociações comerciais entre os dois gigantes econômicos, em sessão também contaminada pela escalada nas tensões entre Paquistão e Índia na região da Caxemira

Ao mesmo tempo, porém, o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que vai parar de reduzir sua carteira de 4 trilhões de dólares neste ano, encerrando um processo que investidores afirmam que trabalha em conjunto com a atual pausa na elevação dos juros dos Estados Unidos.

O Banco Central colocou nesta quarta-feira os 10,28 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, que restavam para concluir a rolagem de 9,811 bilhões de dólares que vencem em março.

O BC também vendeu integralmente a oferta de 3 bilhões em leilão de linha --com compromisso de recompra --, com objetivo de rolagem parcial de um total de 6,05 bilhões de dólares com vencimento em março.

O Morgan Stanley publicou relatório nesta quarta-feira citando pesquisa com cerca de 100 clientes brasileiros e estrangeiros, que veem a moeda brasileira mais forte, com a cotação do dólar a 3,60 reais até o final do ano, sendo que os estrangeiros se mostraram um pouco mais otimistas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário