Dólar avança ante real em dia de formação de Ptax mensal, com mercado em compasso de espera

Publicado em 28/02/2019 11:42

Por Laís Martins

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia levemente ante o real no pregão desta quinta-feira, em dia de fechamento da Ptax mensal e em uma semana de volatilidade, com investidores em compasso de espera, sem impulso claro à moeda.

Às 10:44, o dólar avançava 0,19 por cento, a 3,7375 reais na venda. O dólar futuro operava com alta de 0,24 por cento. Na véspera, a moeda fechou em queda de 0,38 por cento, a 3,7304 reais.

Investidores aguardavam nesta quarta-feira a divulgação do PIB brasileiro e norte-americano do quarto trimestre de 2018, além de monitorar negociações ligadas à reforma da Previdência em meio à ausência de notícias concretas que deem direção à moeda.

A economia brasileira cresceu em 2018, avançando 1,1 por cento ante 2017, mas desacelerou no 4º trimestre.

Nos Estados Unidos, a economia desacelerou menos que o esperado no 4º trimestre em meio a gastos sólidos de consumidores e empresas.

O governo do presidente Jair Bolsonaro ainda admite mudanças pelo Congresso à reforma da Previdência, mas afirma que qualquer alteração tem de preservar a economia de 1 trilhão de reais em 10 anos com a medida --ponto que lideranças governistas garantem não estar aberto a negociação.

Agentes do mercado reconhecem que será difícil preservar a economia de 1 trilhão de reais.

"É uma reforma importante e acho que todos os grandes políticos vão querer ter uma marca ali dentro, até porque isso é bom para angariar votos nas próximas eleições. Isso vai fazer com que tenha bastante mudança. Acredito que até por isso a equipe econômica veio com essa reforma tão severa e robusta, prevendo essas mudanças", afirmou a estrategista de câmbio do banco Ourinvest, Fernanda Consorte.

Algumas bancadas já sinalizaram ao governo que o texto não avançará sem que o Palácio do Planalto conceda mudanças a pontos de sua proposta, como as mudanças das regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria rural, o que pode impactar a economia almejada.

No que diz respeito à reforma, participantes do mercado observam cautelosos dois pontos principais: a velocidade da aprovação e a desidratação do texto.

"A expectativa mais rigorosa sugere definição da matéria somente no segundo semestre e neste momento não se tem ideia concreta que quanto poderá ser a diluição e desidratação da propositura, o que mantém o cenário prospectivo conceitualmente binário", afirmou o diretor-executivo da NGO Corretora, Sidnei Nehme, em nota.

Participantes do mercado também observam o encerramento da cúpula entre EUA e Coreia do Norte, que terminou no Vietnã sem nenhum acordo entre as partes em razão de exigências consideradas inaceitáveis por Washington do norte-coreano Kim Jong-un sobre sanções, disse o presidente dos EUA, Donald Trump.

O desfecho abrupto entre Kim e Trump colabora para um mau humor dos mercados no exterior, ponderou Fernanda Consorte.

Na quarta-feira, o Banco Central anunciou que pretende rolar integralmente os 12,321 bilhões de dólares em contratos de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares, que vencem em abril. Na sexta-feira fará o primeiro leilão, de até 14,50 mil contratos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA