Produção de petróleo da Opep tem em fevereiro menor nível em 4 anos, aponta pesquisa

Publicado em 01/03/2019 12:00

LOGO REUTERS

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A oferta de petróleo da Opep caiu para o patamar mais baixo em quatro anos em fevereiro, segundo pesquisa da Reuters, com a Arábia Saudita e seus aliados do Golfo cortando mais do que o previsto no pacto do grupo, enquanto a produção venezuelana registrou mais uma queda involuntária.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, com 14 integrantes, bombeou 30,68 milhões de barris por dia (bpd) no mês passado, mostrou a pesquisa nesta sexta-feira, 300 mil bpd abaixo de janeiro e o menor nível da Opep desde 2015.

A pesquisa sugere que a Arábia Saudita e seus aliados do Golfo reduziram mais a oferta para evitar a possibilidade de um novo excesso de suprimento neste ano.

Um acordo formal da Opep e seus aliados para cortar a oferta em 2019 entrou em vigor em 1º de janeiro.

    O petróleo Brent subiu para 66 dólares o barril, depois de uma queda abaixo de 50 dólares em dezembro, impulsionado pela ação saudita, restrições involuntárias em outros países da Opep e a perspectiva de menor oferta da Venezuela depois que o presidente Donald Trump impôs sanções à sua indústria petrolífera.

A Opep, Rússia e outros países (uma aliança conhecida como Opep+) concordaram em dezembro em reduzir a oferta em 1,2 milhão de bpd a partir de 1º de janeiro. A participação da organização no corte é de 800 mil bpd, entregue por 11 membros, o que não inclui Irã, Líbia e Venezuela.

Em fevereiro, os 11 membros da Opep ligados pelo novo acordo alcançaram 101 por cento dos cortes prometidos, segundo a pesquisa.

Entre os produtores isentos, a oferta venezuelana caiu, enquanto o Irã, que também está sujeito às sanções dos EUA, conseguiu aumentar as exportações.

(Reportagem adicional de Rania El Gamal)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário