Chair do Fed diz que inflação "fraca" dá espaço para aumento de salários

Publicado em 01/03/2019 12:00

LOGO REUTERS

(Reuters) - O aumento de produtividade visto no ano passado dá mais espaço para um aumento de salários sem o risco de elevar a inflação, disse o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, na quinta-feira, oferecendo mais uma razão para o banco central norte-americano adiar novos aumentos de juros.

"Os sinais de uma pressão de alta sobre a inflação parecem fracos, apesar do mercado de trabalho forte", tendo em conta um desemprego de 4 por cento e os aumentos de salários vistos recentemente, disse Powell em comentários preparados à Comissão Orçamentária dos Cidadãos em Nova York.

Graças à volta de trabalhadores afastados ao mercado de trabalho e a uma melhoria na produtividade em 2018, a economia pode continuar a preencher dezenas de milhares de vagas novas todos os meses e sustentar salários mais altos sem provocar um salto na inflação que poderia induzir o Fed a começar a elevar os juros novamente.

"Mais empregos ocupados e salários em ascensão estão atraindo mais pessoas para a força de trabalho", disse Powell. "O crescimento da produtividade no setor de negócios, que vinha decepcionando durante a expansão, aumentou... a produtividade em ascensão permite que os salários aumentem sem criar pressões inflacionárias".

Na quinta-feira, Powell foi uma das três autoridades do Fed cujos comentários detalharam a abordagem "paciente" do banco para novos aumentos de juros. A diretriz foi anunciada em janeiro, suspendendo um ciclo de três anos de aumentos de juros em meio aos riscos crescentes para as economias norte-americana e global e ao temor de que a inflação pudesse estar se desviando de seu nível atual, próximo da meta de 2 por cento do Fed.

Muitos investidores acham que o Fed não agirá neste ano e que sua próxima medida pode ser até para diminuir os juros.

(Por Howard Schneider)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário