Advogado de May irá a Bruxelas para última tentativa de acordo do Brexit

Publicado em 05/03/2019 11:57

LOGO REUTERS

Por Michael Holden e William James

LONDRES (Reuters) - O principal advogado da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, viajará a Bruxelas nesta terça-feira para uma tentativa de última hora de obter mudanças para que o acordo do Brexit seja aprovado pelo Parlamento e suavize o rompimento britânico com a União Europeia.

O Reino Unido deve sair do bloco em 24 dias, mas a rejeição do Parlamento ao acordo anterior de May no início deste ano pôs em dúvida como, quando e possivelmente até se a maior reviravolta nas políticas comercial e externa britânicas em 40 anos acontecerá.

May encarregou sua equipe, o procurador-geral Geoffrey Cox e o ministro do Brexit, Stephen Barclay, de conseguirem alterações no chamado backstop irlandês, uma apólice de seguro para evitar uma "fronteira dura" entre a província britânica da Irlanda do Norte e a Irlanda, membro da UE, caso um relacionamento comercial futuro fracasse.

Cox e Barclay terão uma reunião de 90 minutos com o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, e outras autoridades do bloco nesta terça-feira, seguida por novos debates durante um jantar.

Eles esperam capitalizar o que a equipe de May classificou como um "progresso" nas conversas para encontrar um meio-termo que evitaria que Londres saísse sem um acordo, um cenário de pesadelo para muitos negócios.

"Todos nós queremos sair no final deste mês, e isso depende da rapidez com que conseguimos aprovar um acordo", disse o secretário das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, à rádio BBC, descrevendo a situação como "transformada em uma direção positiva" ao longo do último mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário