Dólar tem leves variações ante real de olho em cautela no exterior

Publicado em 08/03/2019 10:23

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha leve variação ante o real nesta sexta-feira, com investidores atentos ao exterior, onde persiste a aversão ao risco ligada a temores de desaceleração econômica, sentimento endossado por dados fracos de exportações na China.

Às 10:17, o dólar avançava 0,21 por cento, a 3,8928 reais na venda. Na véspera, a moeda avançou 1,27 por cento, a 3,8847 reais, maior nível desde 27 de dezembro.

A divisa norte-americana abriu em queda contra o real, com investidores realizando correções após a forte alta da véspera.

O dólar futuro avançava cerca de 0,5 por cento.

Mais cedo, a moeda norte-americana chegou ao pico do ano contra uma cesta de moedas.

As exportações da China caíram 20,7 por cento em fevereiro na comparação com o ano anterior, a maior queda em três anos, enquanto as importações recuaram pelo terceiro mês seguido, indicando mais desaceleração econômica e reforçando temores de recessão. 

Na quinta-feira, os mercados mundiais foram fortemente impactados, com investidores buscando proteção na divisa norte-americana, pela decisão do BCE de cortar previsões de crescimento e inflação para os três próximos anos e de uma nova rodada de empréstimos baratos para bancos, medida que visa injetar ânimo na economia do bloco.

"Tudo isso são fatores que mantém a pressão sobre a moeda e, claro, o fator internacional vai pesar mais do que nunca à medida que a gente vê se o ciclo de crescimento chegou ao fim... acho que essa é a grande pergunta", afirmou o economista-chefe da Geral Asset, Denilson Alencastro.

No cenário doméstico, após dias sem manifestação do governo sobre a reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter na noite de quinta-feira para defender a reforma, afirmando que ela permitirá estabilizar as contas públicas e viabilizará uma "rígida" reforma tributária. 

A sinalização foi bem recebida por agentes do mercado financeiro, mas não aplacou complemente a cautela que permanece com relação à ausência de notícias sobre a tramitação da Previdência.

"Há essa pressão de fora e aqui dentro tudo que temos visto, principalmente com a comunicação meio confusa pela parte do governo, não oferece tanta segurança. É uma pressão que mantém o dólar nesse patamar perto de 3,90 reais, ao menos no curto prazo", avaliou Alencastro.

O Banco Central realiza nesta sexta-feira leilão de até 14,5 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de abril, no total de 12,321 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário