Centrais sindicais querem derrubar MP que desobriga contribuição sindical

Publicado em 08/03/2019 10:15 e atualizado em 08/03/2019 11:18

Depois da reunião entre representantes de nove centrais sindicais em Sâo Paulo nesta última quinta-feira (07) ficou acertado que as entiddes entrarão na Justiça para derrubar a Medida Provisória n.º 873, editada pelo governo na última sexta-feira, que reforça o caráter facultativo da contribuição sindical.

De acordo com reportagem do Estadão as centrais sindicais planejam mobilizações contra a medida e corpo a corpo no Congresso para reverter MP. Publicada na sexta-feira, a medida impede a aprovação, por meio de assembleias, de qualquer contribuição dos trabalhadores aos sindicatos.O funcionário tem que assinar autorização para a contribuição e só então poderá receber boleto para realizar o pagamento. 

Em carta divulgada nesta quinta-feira, as centrais sindicais afirmam ainda que vão denunciar o governo brasileiro na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e demais organismos internacionais por “práticas antissindicais”. Reforçam ainda a convocação, para dia 22 de março, de protestos em todo o País contra a reforma da Previdência com atos públicos, greves e paralisações.

Na carta, o grupo afirma que a MP “é um grave ataque contra o princípio da liberdade e autonomia sindical e o direito de organização dos trabalhadores, dificultando o financiamento das entidades de classe".

Assinam o documento o presidente da CUT, Vagner Freitas; da Força Sindical, Miguel Torres; da CTB, Adilson Araújo; da UGT, Ricardo Patah; da NCST, José Calisto Ramos; da CSB, Antonio Neto; da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira; Atnágoras Lopes, da Executiva Nacional da CSP-Conlutas e Edson Carneiro Índio, secretário-geral da Intersindical. 

Fonte: Notícias Agrícolas + Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações da China registram recuperação, Hong Kong tem maior sequência de ganhos desde 2018
Atividade empresarial da zona do euro cresce em abril no ritmo mais rápido em quase um ano, mostra PMI
Expansão da atividade de serviços da China enfraquece em abril, mostra PMI do Caixin
Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul
STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS