Trump propõe corte de subsídios agrícolas em meio à crise do setor

Publicado em 11/03/2019 18:05

Por Humeyra Pamuk

WASHINGTON (Reuters) - O orçamento de 2020 proposto nesta segunda-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inclui um corte de 15 por cento para o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês), apontando seus subsídios agrícolas como "mais do que generosos".

A avaliação foi feita em um momento em que o setor dos EUA passa por sua pior crise em décadas, por conta dos reduzidos preços das commodities e das tarifas comerciais de Trump.

A proposta orçamentária do presidente republicano solicita 20,8 bilhões de dólares para o USDA, uma redução de 3,6 bilhões de dólares, ou 15 por cento, ante a estimativa de 2019, de acordo com seu texto.

Ela propõe reduzir subsídios dos prêmios de seguros de safras, limitando o número de produtores que seriam elegíveis e apertando os limites de pagamentos de commodities.

"O orçamento também propõe que o USDA utilize recursos de impostos responsável e eficientemente, realizando reformas direcionadas a programas duplicados e a programas mais do que generosos de subsídio", diz o documento.

A indústria agrícola dos EUA passa por sua pior crise desde a década de 1980, desencadeada por preços baixos, e aprofundada pela disputa comercial de Trump com parceiros-chave, como a China.

A área agrícola norte-americana ajudou a levar Trump à vitória em 2016 e continua com amplo apoio à sua linha dura no comércio, mas clama urgentemente por um acordo com a China para encerrar a disputa comercial.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA