Trump propõe corte de subsídios agrícolas em meio à crise do setor

Publicado em 11/03/2019 18:05

LOGO REUTERS

Por Humeyra Pamuk

WASHINGTON (Reuters) - O orçamento de 2020 proposto nesta segunda-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inclui um corte de 15 por cento para o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês), apontando seus subsídios agrícolas como "mais do que generosos".

A avaliação foi feita em um momento em que o setor dos EUA passa por sua pior crise em décadas, por conta dos reduzidos preços das commodities e das tarifas comerciais de Trump.

A proposta orçamentária do presidente republicano solicita 20,8 bilhões de dólares para o USDA, uma redução de 3,6 bilhões de dólares, ou 15 por cento, ante a estimativa de 2019, de acordo com seu texto.

Ela propõe reduzir subsídios dos prêmios de seguros de safras, limitando o número de produtores que seriam elegíveis e apertando os limites de pagamentos de commodities.

"O orçamento também propõe que o USDA utilize recursos de impostos responsável e eficientemente, realizando reformas direcionadas a programas duplicados e a programas mais do que generosos de subsídio", diz o documento.

A indústria agrícola dos EUA passa por sua pior crise desde a década de 1980, desencadeada por preços baixos, e aprofundada pela disputa comercial de Trump com parceiros-chave, como a China.

A área agrícola norte-americana ajudou a levar Trump à vitória em 2016 e continua com amplo apoio à sua linha dura no comércio, mas clama urgentemente por um acordo com a China para encerrar a disputa comercial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário