Dólar avança ante real em dia de instalação da CCJ e com aversão a risco no exterior

Publicado em 13/03/2019 10:45

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava ante o real nesta quarta-feira, com expectativas pela instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados, e com aversão ao risco no exterior ligada ao Brexit.

Às 10:30, o dólar avançava 0,26 por cento, a 3,8266 reais na venda. Na véspera, encerrou com queda de 0,66 por cento, a 3,8165 reais na venda.

O dólar futuro avançava cerca de 0,4 por cento.

Parte do movimento de alta reflete uma correção após três pregões consecutivos de queda, avaliou o sócio-fundador do grupo Laatus, Jefferson Laatus.

A reforma da Previdência deve começar sua tramitação no Congresso nesta quarta-feira, com a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) prevista para 19h.

Líderes das bancadas, no entanto, já sinalizaram que a CCJ, primeiro colegiado que analisará o texto, só o votará depois que o governo mandar ao Congresso a proposta de reforma previdenciária de militares, o que está previsto para 20 de março.

"O mercado ainda fica atento com a declaração do (presidente da Câmara) Rodrigo Maia de que a votação na CCJ deve ser lá para o dia 27, 28 (de março). O mercado fica um pouco receoso, quanto mais se atrasa, pior é para a reforma. Isso tira um pouco a tranquilidade", avaliou Laatus.

Como afirmou a equipe de estrategistas e analistas da XP Investimentos em nota, também está no radar a proposta de desvinculação de gastos anunciada pelo governo, após Maia manifestar preocupação de que isso pode prejudicar a mobilização necessária para aprovar a Previdência.

No exterior, há maior aversão ao risco por cautela ligada ao Brexit, após mais uma derrota parlamentar da premiê britânica, Theresa May, e antes de uma nova votação importante.

Parlamentares britânicos decidirão nesta quarta-feira sobre a possibilidade de deixar a União Europeia dentro de 16 dias sem um acordo sobre os laços futuros entre as partes. Na quinta-feira, será votado se Londres deve pedir à UE uma prolongação do prazo do Brexit, algo com o qual todos os outros 27 membros do bloco devem.

Agentes financeiros também monitoram eventual progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China após o representante de Comércio dos EUA dizer esperar que as negociações com Pequim estejam na etapa final, mas alertar que ainda é possível que não haja acordo. 

O Banco Central realiza nesta quarta-feira leilão de até 14,5 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de abril, no total de 12,321 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário