China oferece ajuda à Venezuela para retomada de suprimento de energia

Publicado em 13/03/2019 15:53

LOGO REUTERS

Por Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - A China se ofereceu nesta quarta-feira para ajudar a Venezuela a recuperar sua rede elétrica, após o governo de Nicolás Maduro ter acusado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma "sabotagem" cibernética que teria causado o maior blecaute da história venezuelana.

Maduro, que segue no controle dos militares e de outras instituições estatais e tem o apoio de Rússia e China, culpou Washington pela crise econômica do país e atacou o líder da oposição Juan Guaidó, chamando-o de fantoche dos EUA.

Em meio ao sexto dia de falta de energia na Venezuela, o porta-voz do ministério chinês de Relações Exteriores, Lu Kang, disse em Pequim que a China recebeu relatos de que o blecaute teria acontecido devido a um ataque hacker.

"A China está profundamente preocupada com isso", disse Lu.

"A China espera que o lado venezuelano possa descobrir a razão para esse problema o mais cedo possível, retomando o suprimento normal de energia e a ordem social. A China quer providenciar ajuda e apoio técnico para recuperar a rede elétrica da Venezuela", acrescentou ele, sem detalhar.

A energia retornou a muitas partes do país na terça-feira, incluindo em algumas áreas que estavam sem abastecimento desde a última quinta-feira, segundo testemunhas e relatos em redes sociais.

Mas ainda há áreas sem luz em partes da capital Caracas e na região oeste do país, perto da fronteira com a Colômbia.

O ministro da Informação, Jorge Rodriguez, disse que a energia foi retomada na "vasta maioria" do país.

O blecaute foi provavelmente causado por um problema técnico com as linhas de transmissão que ligam a hidrelétrica de Guri, no sudeste do país, à rede elétrica, disseram especialistas à Reuters.

Mas Maduro tem culpado Washington por organizar o que ele chamou de um sofisticado ciberataque contra as operações da hidrelétrica venezuelana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário