China e EUA fazem novos avanços em negociações comerciais, diz agência estatal Xinhua

Publicado em 15/03/2019 07:57

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - O vice-primeiro-ministro chinês, Liu he, conversou por telefone com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, e com o representante comercial norte-americano, Robert Lighthizer, e os dois lados fizeram progressos significativos nas negociações comerciais, informou a agência de notícias Xinhua nesta sexta-feira.

A agência informou que a ligação ocorreu na quinta-feira e não deu outros detalhes.

Premiê da China diz que pode usar taxas de juros e de compulsório para sustentar economia

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A China pode usar as taxas de compulsório e de juros para sustentar o crescimento econômico, afirmou o primeiro-ministro, Li Keqiang, prometendo medidas de política monetária para impedir uma desaceleração mais acentuada no momento em que a economia expande no ritmo mais lento em quase três décadas.

As declarações de Li sugerem que Pequim está pronta para adotar mais medidas de estímulo buscando aliviar a pressão sobre as empresas e os consumidores.

A China prometeu até agora bilhões de dólares em cortes planejados de impostos e gastos com infraestrutura, uma vez que a expectativa é de que a força da economia esfrie devido à demanda doméstica mais fraca e à guerra comercial com os Estados Unidos.

A China tem como meta crescimento do PIB de 6 a 6,5 por cento este ano, ante 6,6 por cento em 20188 --o ritmo mais lento em 28 anos.

"É claro, estamos enfrentando muitos fatores de incerteza este ano. Temos que nos preparar mais e reservamos espaço na política monetária (para lidar com as incertezas)", disse Li a repórteres em entrevista à imprensa nesta sexta-feira, na conclusão da reunião anual do Parlamento.

"Além disso, podemos adotar ferramentas de política monetária baseadas em quantidade ou em preço, como a taxa de compulsório e a taxa de juros. Isso não é afrouxamento monetário, mas para sustentar de forma mais efetiva a economia real."

As medidas de suporte adotadas até agora estão demorando para ter efeito e a maioria dos analistas acredita que a atividade pode não se estabilizar de forma convincente até meados do ano.

O banco central cortou a taxa de compulsório cinco vezes desde o ano passado. Mais cortes eram esperados este ano, após novos dados indicarem demanda fraca persistente.

Fontes disseram à Reuters em fevereiro que o banco central ainda não está pronto para cortar os juros para alimentar a economia, mas deve cortar taxas baseadas no mercado.

Índices da China sobem com promessa de suporte ao crescimento de premiê

LOGO REUTERS

HONG KONG (Reuters) - O mercado acionário da China fechou em alta nesta sexta-feira, após o premiê Li Keqiang ter prometido medidas fortes para impulsionar o crescimento econômico.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 1,26 por cento, enquanto o índice de Xangai teve perdas de 1,04 por cento.

Na semana, o índice de Xangai avançou 1,7 por cento, enquanto o CSI300 ganhou 2,4 por cento.

O subíndice do setor financeiro subiu 1,2 por cento, o de consumo avançou 1,3 por cento e o de saúde teve ganho de 1 por cento.

A China pode usar as taxas de compulsório e de juros para sustentar o crescimento econômico, afirmou o primeiro-ministro, Li Keqiang, prometendo medidas de política monetária para impedir uma desaceleração mais acentuada no momento em que a economia expande no ritmo mais lento em quase três décadas.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,77 por cento, a 21.450 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,56 por cento, a 29.012 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,04 por cento, a 3.021 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,26 por cento, a 3.745 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,95 por cento, a 2.176 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,88 por cento, a 1.439 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,07 por cento, a 3.200 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,07 por cento, a 6.175 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário