Dólar cai ante real com cautela na cena doméstica e monitorando exterior

Publicado em 15/03/2019 10:59

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ante o real nesta sexta-feira, com investidores citando razoável impaciência ligada à cena doméstica e de olho no exterior, onde dados de produção mais fraca nos Estados Unidos limitavam o apetite por risco ligado às negociações comerciais entre Washington e Pequim.

Às 10:53, o dólar recuava 0,51 por cento, a 3,8283 reais na venda. Na véspera, fechou com alta de 0,91 por cento, a 3,8480 reais, rompendo uma sequência de quatro sessões de queda.

O dólar futuro caía cerca de 0,4 por cento.

O mercado fecha a semana no aguardo de avanços na tramitação da reforma da Previdência, focado mais especificamente no envio das novas regras da aposentadoria de militares, o que, segundo garantiu o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, ocorrerá até dia 20.

Investidores observam eventuais concessões dadas a militares após notícias de que a proposta de reforma da Previdência das Forças Armadas deve trazer um aumento no tempo de serviço e da contribuição dos militares.

Segundo o gerente de câmbio da Tullett Prebon, Italo Abucater, começa a crescer um sentimento de impaciência entre investidores, mudando a postura que tinham antes, de 'potencializar' qualquer notícia boa e menosprezar notícias ruins, explicou.

"Há um mau humor. O estrangeiro não voltou, não existe venda nova de dólar no mercado e o mercado está mal posicionado", avaliou Abucater, acrescentando que o mercado poderá entrar numa fase de "ver para crer".

Ainda no lado doméstico, o mercado também observa o leilão de 12 aeroportos, primeira concessão de logística do governo Bolsonaro.

"É o primeiro leilão do governo novo, então a gente vai analisar na lupa todos os detalhes, até para sentir o termômetro global com relação ao Brasil", ponderou Abucater.

Dados dos EUA que mostraram que a produção manufatureira caiu pelo segundo mês consecutivo em fevereiro frearam um sentimento de apetite por risco que prevalecia mais cedo.

Notícia da agência estatal chinesa Xinhua desta sexta-feira de que o vice-premiê chinês, Liu He, conversou por telefone com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio, Robert Lighthizer, e que os lados tiveram progresso, alimentava uma busca por risco.

A declaração do premiê chinês de que há outras medidas de política monetária que podem ser usadas para sustentar o crescimento econômico endossava este sentimento, uma vez que podem impedir que a desaceleração na economia chinesa, que se expande no ritmo mais lento em quase três décadas, se agrave.

O Banco Central realiza nesta sexta-feira leilão de até 14,5 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de abril, no total de 12,321 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário