Arrecadação total do leilão de 12 aeroportos regionais soma R$ 2,377 bilhões

Publicado em 15/03/2019 15:03
Governo obtém 986% de ágio em leilão de aeroportos; Aena vence Nordeste

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal levantou 2,377 bilhões de reais em valor de outorga mínima com o leilão de três lotes de aeroportos nesta sexta-feira, num certame acirrado no qual a espanhola Aena venceu o lote mais disputado, o do Nordeste.

O valor com outorga mínima representa um ágio de 986 por cento em relação ao valor mínimo fixado para o leilão, que concedeu 12 aeroportos do país: Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE), no Nordeste; Vitória e Macaé (RJ), no Sudeste; e Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos no Mato Grosso. Em conjunto, os aeroportos leiloados respondem por 9,5 por cento do mercado doméstico.

A Aena superou a própria Zurich e o Consórcio Nordeste, formado pelo Pátria e pela alemã PSP/AviAlliance, que travaram disputa acirrada até o fim. A companhia espanhola ofereceu lance de 1,9 bilhão de reais pelo bloco de terminais no Nordeste.

O lote Sudeste foi vencido pela suíça Zurich, com oferta de 437 milhões de reais. E o lote Centro-Oeste foi arrematado pelo consórcio Aeroeste, formado pelos grupos Socicam e Sinart, que ofereceram pagar 40 milhões de reais.

O bloco Centro-Oeste teve apenas dois competidores, com o Aeroeste vencendo um consórcio formado por Construcap e Agunsa. A Zurich bateu no lote do Sudeste CPC, da CCR, a ADP do Brasil, e a Fraport.

Primeira concessão de logística do governo de Jair Bolsonaro, o leilão de aeroportos serviU para medir o apetite de investidores por ativos dentro do modelo de lotes, que também deve ser usado nas próximas rodadas e que incluirão os terminais mais cobiçados do país, disseram especialistas à Reuters nesta semana.

 

PLANO MAIS AMPLO

O plano de concessões de terminais aeroportuários engloba duas novas rodadas para transferir 36 terminais para o setor privado entre 2020 e 2022. No conjunto, a expectativa é de que a operação movimente desembolsos de outorgas mínimas de 2,6 bilhões de dólares, segundo o Santander.

Para a primeira rodada, no ano que vem, a previsão é de licitar três lotes: O da região Sul do país pode incluir os aeroportos paranaenses de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina; os de Joinville e de Navegantes, ambos em Santa Catarina; e os de Bagé, Uruguaiana e Pelotas, no Rio Grande do Sul.

O lote do Centro-Oeste/Nordeste pode ter os terminais de Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Teresina (PI), Imperatriz (MA), Petrolina (PE). E o do Norte do país tem os aeroportos amazonenses de Manaus, Tabatinga e Tefé, além de Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC).

Para 2021-22, outros três lotes devem ser licitados, sendo um com terminais no Norte (Belém, Santarém, Altamira, Marabá e Carajás, todos no Pará, além de Macapá (AP).

Mas os mais cobiçados devem ficar por último. Um lote terá o de Congonhas, na capital paulista, além dos de Campo Grande, Corumbá, e Ponta Porã, todos no Mato Grosso do Sul. O outro, com o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, inclui também os terminais mineiros de Pampulha, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros.

Ágio bilionário do leilão de aeroportos mostra confiança de investidores, diz ministro

SÃO PAULO (Reuters) - O ágio de quase mil por cento pago por investidores para arrematar a concessão de três lotes de aeroportos mostra confiança do mercado na retomada da economia brasileira e no modelo do certame, disse nesta sexta-feira ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

“O Brasil voltou para o jogo do investimento internacional”, disse Tarcísio a jornalistas após o resultado do leilão, na B3. Segundo ele, o resultado do leilão desta sexta-feira demonstrou que a economia brasileira vai voltar a acelerar.

Questionado sobre o ágio de 986 por cento obtido pelo governo federal no leilão de 12 aeroportos, Freitas afirmou que o ágio elevado não assusta quanto ao risco de não cumprimento dos contratos de concessão.

Na segunda-feira, o governo federal iniciará o processo para leiloar outros três blocos de aeroportos e a próxima rodada deve acontecer no segundo semestre de 2020, disse o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto de Vasconcelos.

Antes disso, o governo tem pela frente o leilão da Ferrovia Norte-Sul, confirmado para 28 de março. Segundo Vasconcelos, este leilão tem pelo menos dois grupos interessados.

O secretário do PPI afirmou ainda que o leilão da unidade de loterias instantâneas da Caixa, Lotex, previsto para 26 de março, foi adiado para abril.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário