Classe C volta a crescer e acredita na recuperação economica, diz IPEA

Publicado em 17/03/2019 04:43

A classe C, formada por 106 milhões de brasileiros (considerados de classe média), voltou a crescer no Brasil, diz o Estadão neste domingo.

Essa parcela da população voltou a crescer de 2017 para 2018 – passando de 50% a 51% da população, uma adição de mais de 2 milhões de pessoas – após uma queda brusca nos dois anos anteriores. 

A classe C tem em mãos um montante estimado em R$ 1,57 trilhão em 2019, um aumento ainda tímido – de 0,9% – da renda desse contingente sobre o ano passado, 

Embora ainda não tenham recuperado tudo o que perderam durante o período Lula/Dilma, em que a economia recuou 8%, as famílias da classe C estão otimistas com o que está por vir

Esse otimismo é pautado muito mais pela expectativa do que por avanços econômicos consistentes.

Isso porque tanto o emprego quanto a renda ainda estão longe de recuperar os níveis anteriores à crise.

Apesar da queda da inflação e do juro básico no patamar mínimo de 6,5% ao ano, o desemprego está na faixa de 12%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para este ano, no entanto, as expectativas de crescimento do PIB ainda se situam em cerca de 2%, apesar de reduções recentes nas estimativas, o que pode ter um efeito positivo especialmente para a classe média.

Segundo cálculos da consultoria MacroSector, a renda da classe C poderá crescer 3,5% em 2019, sobre o ano passado. A consultoria também projeta alta de 3% para as vendas no varejo este ano.

Todas essas perspectivas, no entanto, dependem de fatores ainda não concretizados – como a aprovação das reformas estruturais no Congresso. “Há uma expectativa de crescimento respaldada na aprovação das reformas.

Caso isso não ocorra, podemos entrar numa crise pior do que a de 2014”, afirma José Ronaldo Souza Júnior, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Fonte: Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil
Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo