Dólar tem leves variações ante real monitorando tensões ligadas à Previdência

Publicado em 26/03/2019 10:49

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha leves variações ante o real nesta terça-feira, em meio a uma melhora no sentimento de aversão a risco no exterior mas em compasso de espera em relação à tramitação da reforma da Previdência e com o clima político no país.

Às 10:26, o dólar recuava 0,10 por cento, a 3,8534 reais na venda.Na véspera, a moeda encerrou em queda de 1,15 por cento, a 3,8752 reais na venda.

O dólar futuro tinha variação positiva de 0,05 por cento.

Agentes financeiros seguem de olho em costuras ligadas à Previdência, mais especificamente com o objetivo de apaziguar as tensões políticas entre Executivo e Legislativo dos últimos dias, com o governo tentando retomar o clima de normalidade.

Uma fonte disse à Reuters que as tratativas da véspera, incluindo um almoço entre o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ajudaram a melhorar o clima, "destravando" os impasses.

Nesta terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, irá à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara às 14h para uma audiência pública sobre a Previdência.

O presidente do órgão colegiado, Felipe Francischini (PSL-PR), afirmou à Reuters que espera uma melhora no clima político para a indicação, ainda nesta semana, de um relator para a reforma da Previdência dentro da CCJ.

De acordo com o operador da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado, na ausência de notícias concretas sobre a tramitação da Previdência, as negociações locais ficam à mercê do que ocorre no exterior.

"De palavras animadoras, o mercado já está cheio. Mas está muito difícil sair das palavras e é com isso que o mercado está ficando preocupado. Para o mercado mudar e eventualmente se blindar do que acontece lá fora, a gente precisa de fatos concretos, como uma CCJ que aprove o texto e que vá para a Câmara logo", afirmou Alessie Machado.

No exterior, ainda há certa cautela, mas em menor escala, sobre desaceleração na economia global, com dados da Alemanha que mostraram que a confiança do consumidor se deteriorou inesperadamente para abril reforçando o sentimento.

Moedas emergentes apresentavam perdas ante o dólar nesta sessão, como o rand sul-africano e o peso mexicano, diante da melhora no cenário exterior. O dólar avançava frente a uma cesta de moedas, recuperando-se após os rendimentos dos Treasuries subirem.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 14,5 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de abril, no total de 12,321 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário