Guedes afirma que juros básicos cairão até 2 p.p. se reforma da Previdência for aprovada

Publicado em 27/03/2019 17:06

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que os juros básicos cairão até 2 pontos percentuais se a reforma da Previdência for aprovada na íntegra, pontuando que o Banco Central não pode baixar a Selic num empurrão, citando um erro já cometido no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

"No limite, se sair uma reforma previdenciária de 1,170 trilhão de reais, aprovada na íntegra, os juros descem 2 por cento sem ninguém falar nada", afirmou ele, ao participar de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Na semana passada, o BC manteve a Selic em sua mínima histórica de 6,5 por cento e indicou que deve fazer uma avaliação cautelosa -- e demorada -- sobre a economia antes de mudar a rota da política monetária.

Guedes reiterou o desejo de zerar o déficit primário já neste ano, ante meta de um rombo de 139 bilhões de reais para o governo central.

Para tanto, o ministro disse ter orientado seu secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, a vender 80 bilhões de reais de estatais e seu secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, a segurar pelo menos 30 bilhões de reais a 40 bilhões de reais de cessão onerosa.

Ao encerrar sua participação na CAE, Guedes também pediu desculpas por entrevero ocorrido mais cedo com a senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Kátia tentou interrompê-lo e Guedes pediu, num tom mais ríspido, que ela aguardasse sua vez de falar.

"Às vezes você avança 10 metros e quando você vê levou um balaço de gente que é nossa mesma", afirmou o ministro.

"Eu estava esperando do adversário e de repente vem um balaço do meu lado aqui. Então às vezes, de vez em quando, eu fico nervoso", completou ele, numa provável alusão ao clima político do Congresso.

Durante a audiência, Guedes revelou ter recebido alerta para não ir à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, na véspera, sob o risco de apenas receber pedras dos parlamentares, incluindo os do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Guedes critica articulação política e diz não ter apego ao cargo

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez novo apelo pela aprovação da reforma da Previdência nesta quarta-feira como medida imprescindível para o reequilíbrio das contas públicas, pontuando não ter apego para seguir no cargo se não tiver apoio em suas propostas.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o ministro também criticou a articulação política do governo no Congresso, em meio à falta de alinhamento da base e a uma escalada nas tensões entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre suas respectivas responsabilidades na tramitação da reforma.

"Se o presidente apoiar as coisas que eu acho que podem resolver o Brasil, eu estarei aqui. Agora se ou presidente ou a Câmara ou ninguém quer aquilo... eu voltarei para onde eu sempre estive", afirmou Guedes, após ser questionado se permaneceria no posto com a reforma previdenciária economizando menos que a almejada marca de 1 trilhão de reais.

"Estou aqui para servi-los, se ninguém quiser o serviço vai ser um prazer ter tentado, mas não tenho um apego ao cargo, desejo de ficar a qualquer custo, como também não tenho a inconsequência e irresponsabilidade de sair na primeira derrota. Não existe isso", completou.

O ministro avaliou que tem havido "uma falha dramática" por parte do governo na articulação política no Congresso para análise das matérias recebidas.

Para Guedes, o envio já feito aos parlamentares da reforma da Previdência e do pacote anticrime é uma prova de que o Executivo está trabalhando e tentando acertar. Mas o ministro sinalizou ver problemas na tramitação das propostas.

"Quando ele (governo) parte para as ações no Congresso e o principal opositor dele é ele mesmo, está falhando... alguma coisa do nosso lado", disse.

Após ter desistido, na véspera, de ir à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em que falaria da reforma da Previdência, Guedes disse ter tomado "um susto" com o alerta que parlamentares lhe atirariam pedras, inclusive aqueles do partido do presidente, o PSL.

Ainda assim, o ministro afirmou acreditar em uma "dinâmica virtuosa da democracia" ao longo da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que mexe com as regras para aposentadoria, dizendo ter certeza que cada um dos poderes fará seu papel.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Depois da Câmara votar na noite de terça-feira a PEC que obriga a execução de emendas coletivas no Orçamento da União, engessando um Orçamento já pressionado por fortes gastos obrigatórios, Guedes avaliou que essa "foi demonstração de poder de uma Casa".

A investida, considerada uma derrota acachapante para o governo, vai no sentido contrário da desvinculação e desindexação total do orçamento, defendida por Guedes no âmbito de um novo pacto federativo.

O ministro ponderou que, do lado negativo, a PEC recém-aprovada carimba ainda mais os recursos públicos.

"O que vai acontecer com isso é que estoura o teto de gastos mais cedo", disse.

Por outro lado, Guedes afirmou que a PEC empodera o parlamentar eleito e que ele não pode ser contrário a essa ideia, já que acredita ser legítimo o deputado direcionar recursos para sua base.

AJUDA A ESTADOS

Durante sua participação na audiência, Guedes afirmou que o governo federal já separou 10 bilhões de reais para um plano de equilíbrio financeiro a Estados, acrescentando que o pacote deverá ser anunciado em menos de 30 dias.

Olhando para um prazo mais longo, o governo também prepara projeto de lei para dividir recursos do fundo social do pré-sal com Estados e municípios. De acordo com Guedes, isso fará com que eles não tenham mais que contar com quaisquer compensações pela Lei Kandir ou Fundo de Apoio às Exportações (FEX).

 

OMC E OCDE

Após os Estados Unidos terem condicionado seu apoio à entrada do país na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) à saída do Brasil da lista de nações de tratamento especial e diferenciado da Organização Mundial do Comércio (OMC), Guedes disse aos senadores que nada será implementado de pronto.

"Não ficou nada é isso ou aquilo", afirmou Guedes. "Vamos fazer a conta. Se for bom, podemos dar um passo, com boa vontade, em 1 ano, 1 ano e meio. Sem boa vontade, 3, 4 anos", disse.

Guedes apontou ainda que a entrada na OCDE é vantajosa até para a autodisciplina do país, incluindo para avaliação de políticas públicas aqui adotadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário