Atividade industrial da China cresce em março pela primeira vez em 4 meses

Publicado em 31/03/2019 18:26

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial na China cresceu inesperadamente pela primeira vez em quatro meses em março, mostrou uma pesquisa oficial neste domingo, sugerindo que medidas de estímulo do governo podem estar começando a surtir efeito na segunda maior economia do mundo.

    Se sustentada, a melhora nas condições de negócios pode indicar que a produção está a caminho da recuperação, aliviando temores de que a China possa cair em uma desaceleração econômica mais acentuada.

    Mas os analistas permaneceram cautelosos, citando distorções sazonais devido à longa pausa do Ano Novo lunar em fevereiro. Eles disseram que o investimento real e a demanda do consumidor permaneceram brandos e elevaram estoques, potencialmente adicionando pressão ao setor.

    O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) subiu para 50,5 em março, ante 49,2 em fevereiro, quando sofreu sua contração mais forte em três anos, marcando a primeira expansão em quatro meses, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Estatísticas neste domingo.

A marca de 50 separa crescimento de contração em uma base mensal.

    Analistas consultados pela Reuters previam que o indicador de produção subiria levemente para 49,5, já que as fábricas aumentaram a produção após os feriados do Ano Novo Lunar e reconstruíram os estoques antes de uma retomada sazonal da atividade na primavera no hemisfério norte.

    A produção industrial cresceu em seu ritmo mais rápido em seis meses em março, revertendo uma breve contração no mês anterior. Ela subiu para 52,7, sobre 49,5 em fevereiro, ao nível mais alto desde setembro de 2018.

    O total de novos pedidos também cresceu em um ritmo mais rápido, elevando os preços de fábrica para uma alta de cinco meses de 51,4, encerrando quatro meses de contração.

Mas as novas encomendas para exportação encolheram pelo décimo mês consecutivo, sugerindo que a demanda externa permaneceu lenta.

O crescimento do setor de serviços da China - responsável por mais da metade da economia - aumentou em março, à medida que os novos pedidos avançaram mais rapidamente. O PMI oficial de serviços subiu para 54,8, de 54,3.

China diz que continuará a suspender tarifas adicionais sobre veículos e autopeças dos EUA

PEQUIM (Reuters) - O Conselho de Estado da China informou neste domingo que a China continuará suspendendo tarifas adicionais sobre veículos e autopeças dos Estados Unidos após 1º de abril, em um gesto de boa vontade após a decisão dos EUA de adiar altas tarifárias sobre importações chinesas.

Em dezembro, a China informou que iria temporariamente suspender tarifas adicionais de 25 por cento sobre veículos e autopeças fabricados nos Estados Unidos por três meses, após uma trégua em uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário