May sofre pressão para amenizar Brexit e manter laços econômicos fortes com UE

Publicado em 01/04/2019 14:07

LOGO REUTERS

Por Elizabeth Piper e Kylie MacLellan e William James

LONDRES (Reuters) - O Parlamento do Reino Unido tentará assumir o controle do processo de desfiliação britânica da União Europeia mais uma vez nesta segunda-feira, e alguns parlamentares esperam forçar a primeira-ministra Theresa May a abandonar sua estratégia e buscar laços econômicos fortes com o bloco.

O acordo de separação fechado por May com a UE, que foi rejeitado pelos parlamentares três vezes --apesar de ela ter prometido renunciar se o texto fosse aprovado--, perdeu ainda mais força quando o próprio angariador de votos de seu partido no Legislativo disse que um Brexit mais suave é inevitável depois que a premiê perdeu sua maioria parlamentar em uma eleição de 2017.

Três dias depois da data original para a saída do Reino Unido da UE, ainda não está claro como, quando ou até mesmo se o país deixará o bloco ao qual se uniu 46 anos atrás.

A terceira derrota do acordo de saída de May deixou uma das líderes britânicas mais fracas em uma geração diante de uma crise crescente a respeito do Brexit.

Para sublinhar como a incerteza está prejudicando os negócios, o chefe da gigante industrial alemã Siemens no Reino Unido, Juergen Maier, disse que o país está arruinando sua reputação de estabilidade e exortou os parlamentares a apoiarem uma união alfandegária com a UE.

O Parlamento votará opções diferentes para o Brexit nesta segunda-feira, e possivelmente endossará por maioria uma união alfandegária. Depois disso, May pode tentar uma última cartada submetendo seu pacto a uma nova votação do Parlamento já na quarta-feira.

O partido de May vive um conflito aberto entre os que pressionam por uma união alfandegária com a UE e os eurocéticos que exigem um rompimento mais claro com o bloco.

Julian Smith, angariador de votos de May que é responsável pela disciplina partidária, disse que o governo deveria ter deixado mais claro que a perda de maioria da premiê no Parlamento na eleição antecipada de 2017 "inevitavelmente" o levaria a aceitar uma Brexit mais suave.

Smith ainda disse que alguns ministros tentaram minar a premiê, o "pior exemplo de indisciplina em um gabinete na história política britânica".

As autoridades da UE que acompanham tudo de Bruxelas só tinham um pedido: decidam de uma vez.

"Uma esfinge é um livro aberto comparada com o Reino Unido", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Entre as opções para o Brexit selecionadas pelo presidente do Parlamento, John Bercow, entre nove propostas de parlamentares para serem analisadas nesta segunda-feira estão uma saída sem acordo, evitar uma saída sem acordo, uma união alfandegária ou um segundo referendo.

(Reportagem adicional de Elizabeth Piper)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário