Dólar recua ante real de olho em Previdência e com apetite por risco no exterior

Publicado em 02/04/2019 10:07

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ante o real nesta terça-feira, de olho no andamento da reforma da Previdência e monitorando o exterior, onde há maior apetite por risco após dados positivos dos Estados Unidos e temores reduzidos de desaceleração global.

Às 10:04, o dólar recuava 0,51 por cento, a 3,8564 reais na venda. Na véspera, a moeda encerrou em queda de 1 por cento, a 3,8763 reais na venda.

O dólar futuro subia cerca de 0,1 por cento.

Segundo o diretor de câmbio da Ourominas, Mauriciano Cavalcante, apesar do viés positivo de notícias, neste pregão o dólar deve oscilar numa faixa estreita diante da ausência de grandes novidades que encorajem movimentos mais acentuados.

Nesta terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reúne com diversos grupos de parlamentares e deve tratar da Previdência, e na quarta-feira irá à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para audiência, o que está no centro da atenção de agentes do mercado.

"A partir de quarta-feira vamos ter alguma coisa mais plausível para o dólar poder buscar um viés de baixa que estamos acreditando, por causa da visita do Guedes à CCJ," avaliou Cavalcante.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro continua sua visita em Israel, embora tenha antecipado o retorno para o Brasil em cerca de duas horas na quarta-feira.

De acordo com o porta-voz da Presidência, na quinta-feira Bolsonaro se reúne com diversos parlamentares com o objetivo de acelerar a tramitação da Previdência.

Na noite de segunda-feira, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), disse que não cogita nenhuma mudança efetiva na PEC da Previdência na etapa em que ela tramita no colegiado.

O relator do texto na CCJ, o deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) também avaliou que a matéria está madura para ser votada na comissão da forma que foi apresentada pelo governo. Segundo os dois deputados, o relatório deve ser apresentado no dia 9 de abril para que seja votado na CCJ no dia 17.

Do lado externo, dados dos EUA divulgados na segunda-feira mostraram melhora na atividade manufatureira no mês passado e nos gastos com construção em fevereiro.

Somados a dados chineses que apontaram que a indústria voltou a crescer em março pela primeira vez em quatro meses, os números endossam maior disposição ao risco e amenizam preocupações de desaceleração econômica global.

Agentes financeiros monitoram ainda a retomada das negociações comerciais entre Washington e Pequim.

"Esses dois pontos (dados da China e comércio) seguem embasando o bom humor recente, sentimento que ainda contempla a guinada dovish dos principais bancos centrais e permite os movimentos observados", avaliou a corretora H.Commcor em nota.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 5,350 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de maio, no total de 4,843 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário