Minério de ferro na China tem rali recorde e toca limite de alta por temor sobre oferta

Publicado em 03/04/2019 10:25

LOGO REUTERS

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na China tiveram seu melhor dia em sete semanas nesta quarta-feira, ampliando um rali de ganhos recorde em meio a problemas de oferta sinalizados pelos maiores vendedores globais da matéria-prima e a uma forte demanda por siderúrgicas.

O contrato do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian, para maio, atingiu brevemente o limite de alta na sessão desta quarta-feira, a 694,5 iuanes (103,49 dólares) por tonelada, antes de terminar em 690,5 iuanes, um aumento de 5,3 por cento.

"Acho que ainda há espaço para o preço subir, talvez em torno de 5 a 6 dólares (por tonelada) ante o nível atual", disse um operador de Xangai, antes de a cotação em Dalian atingir o limite máximo do dia. Há "boa" demanda por minério de ferro atualmente nas siderúrgicas, disse ele.

O preço spot do minério de ferro para entrega na China subiu para 91,50 dólares por tonelada nesta quarta-feira, ante 90 dólares na véspera, de acordo com a consultoria SteelHome.

O Barclays disse que espera que uma melhora na oferta reduza os preços do minério de ferro para 70 dólares a tonelada em 2020, ante previsão revisada de 75 dólares para 2019, acima dos 69 dólares anteriores.

Os principais fornecedores mundiais da matéria-prima --Vale, BHP Group, Rio Tinto e Fortescue-- reduziram suas estimativas de produção e embarques neste ano, aumentando as preocupações de que o mercado poderia ficar mais apertado do que o esperado.

O rali dos preços do minério de ferro começou após um desastre fatal em uma mina da Vale em Brumadinho (MG) em janeiro, que deixou centenas de mortos e feridos.

O contrato do vergalhão de aço mais ativo na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 1,6 por cento, para 3.587 iuanes por tonelada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário