Relator da Previdência considera “razoável” idade mínima para policiais

Publicado em 04/04/2019 15:14

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O relator da reforma da Previdência da CCJ na Câmara, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) afirmou nesta quinta-feira que a fixação de parâmetros mínimos para aposentadorias especiais como as dos policiais é algo “razoável”, avaliou que a proposta apresentada ao Congresso é “positiva” e negou que ela implique em retrocesso social.

O deputado disse ainda, em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com juristas, que seu parecer, a ser apresentado na próxima terça-feira, estará “calcado nas premissas mais técnicas possíveis”.

“A fixação de um parâmetro mínimo, de uma idade mínima, é algo que nos parece extremamente razoável, extremamente salutar“, disse o deputado na comissão, que analisa a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma.

“Nos parece inquestionável que a reforma da Previdência, nos moldes em que foi apresenta, é positiva e salutar para o Brasil.”

O relator se utilizou de argumentos de uma das convidadas à comissão nesta quinta, a procuradora regional da República da 3ª Região e Professora de Seguridade Social do Mackenzie, Zélia Luiza Pierdoná, e afirmou que “não adianta direito sem recursos”.

Também aproveitou para negar que a desconstitucionalização da proposta possa impedir a vedação a retrocessos sociais. “Não nos parece que isso esteja acontecendo”, disse.

A CCJ deve analisar a admissibilidade da PEC, e mudanças de mérito só devem ocorrer durante a discussão da proposta na comissão especial, segundo acordo de líderes nesta semana.

Após a tramitação na CCJ e na comissão especial, a reforma ainda precisará ser submetida a dois turnos de votação em plenário, onde precisará de ao menos 308 votos favoráveis em cada rodada de discussão, para depois seguir ao Senado.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário