EUA e China concordam em estabelecer escritórios de aplicação de acordo comercial, diz secretário

Publicado em 11/04/2019 09:37

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos e a China concordaram com um mecanismo para fiscalizar qualquer acordo comercial que alcançarem, incluindo o estabelecimento de novos "escritórios de implementação", disse o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin.

Mnuchin, falando à CNBC na quarta-feira, afirmou que continua havendo progresso nas negociações, incluindo um telefonema "produtivo" com o vice-premiê da China, Liu He, na terça-feira à noite.

"Chegamos a um acordo sobre um mecanismo de aplicação, concordamos que ambos os lados vão estabelecer escritórios de implementação que lidarão com os assuntos em curso", disse Mnuchin, acrescentando que ainda há questões importantes para os países resolverem.

Mnuchin recusou-se a comentar sobre quando ou se as tarifas dos EUA sobre 250 bilhões de dólares em produtos chineses serão removidas. Embora o presidente norte-americano, Donald Trump, tenha dito recentemente que um acordo pode ser alcançado em abril, Mnuchin recuou-se a dar um prazo para as negociações.

O Ministério do Comércio chinês confirmou nesta quinta-feira que negociadores comerciais dos dois países discutiram as questões remanescentes em um telefonema após a última rodada de negociações em Washington.

"No próximo passo, ambas as equipes vão manter comunicação próxima e trabalhar em velocidade total através de todos os tipos de canais efetivos para avançar com as negociações", disse Gao Feng, porta-voz do ministério, a repórteres.

Mnuchin não falou sobre se a estrutura de implementação permitirá que os EUA tenham o direito unilateral de reimpor tarifas sem retaliação se a China não cumprir seus compromissos.

Reportagem de David Lawder e Pete Schroeder; reportagem adicional de Yawen Chen em Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário