Desacertos foram pontuais e Bolsonaro depende do Congresso, diz Onyx (Reuters)

Publicado em 11/04/2019 12:33

LOGO REUTERS

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira que eventuais desacertos nos 100 primeiros dias de governo foram "pontuais", mas ressaltou que tudo o que o presidente Jair Bolsonaro quiser fazer dependerá do Congresso, que representa a sociedade.

"Eventuais desacertos foram apenas pontuais, acho que o balanço -- e a maioria dos veículos brasileiros fez -- foi muito positivo", disse Onyx, em entrevista coletiva após solenidade de comemoração dos 100 dias da nova gestão.

Segundo o ministro, no momento está se aprendendo e é preciso ter "um pouquinho de paciência". Onyx destacou, no entanto, que o atual governo -- ao contrário de passados -- tem norte.

O ministro afirmou que Bolsonaro sempre se relacionou com independência no Congresso e sabe que tem que agir na base do convencimento e não na imposição, mas que não tem fugido ao diálogo com os parlamentares. Segundo ele, há uma adaptação a um novo momento e que se está vivendo uma transição, que tem, em sua opinião, "se saído bem".

"Eu digo sempre que, quando nós vencemos a eleição, não ganhamos um papel em branco para escrever apenas aquilo que a gente pensa, o que o governo pensa e o presidente Bolsonaro pensa. Tudo o que ele (presidente) quer fazer depende da autorização do Congresso brasileiro que legitimamente representa a nossa sociedade", afirmou.

Segundo o ministro, foi a população brasileira, nas urnas, que disse que não quer um "toma lá da cá" na política ao eleger novos deputados federais, senadores e o mais improvável dos candidatos a presidente da República. "Estamos baseados na experiência internacional, com honestidade, esforço, construindo um novo caminho", disse.

"Temos um novo momento e todos estamos tentando, com maior paciência e humildade, encontrar o caminho para que os parlamentares se sintam valorizados e respeitados", completou.

Para o titular da Casa Civil, no relacionamento com os partidos, é preciso ter a humildade e admitir que houve erros. Ele afirmou que todos os 12 presidentes de partidos que se reuniram nos últimos dias com Bolsonaro foram convidados a participar de um embrião de um conselho político com o presidente da República.

PREVIDÊNCIA

Apesar das dificuldades na tramitação, Onyx destacou na coletiva que "seguramente" a reforma da Previdência será aprovada no primeiro semestre pelo Congresso. Segundo ele, a proposta não é uma reforma como a feita por presidentes anteriores, mas sim uma correção de um sistema previdenciário falho, o de repartição.

O ministro afirmou que a reforma da Previdência vai permitir que se pague em dia as aposentadorias e que milhões de brasileiros façam parte do sistema.

"O governo prepara o Brasil através dessas metas para que, com a aprovação da nova Previdência, que seguramente acontecerá no primeiro semestre ainda, porque ela é a favor dos brasileiros, o Brasil entrará no portal da prosperidade", disse ele, que também defendeu a adoção do regime de capitalização que, destacou, aumentará a poupança interna brasileira para seguir o exemplo chileno.

CONSELHOS

O ministro afirmou que o governo caminha para diminuir o seu tamanho e reduzindo seus níveis hierárquicos.

Afirmou que nos próximos 60 dias vai ser avaliado o papel de 700 conselhos da administração direta e indireta no país, que, segundo ele, tem uma visão de funcionamento absolutamente distorcido.

Onyx disse que esses conselhos terão esse prazo para buscar a sua permanência ou extinção e ele estima que, ao fim do período, deverá permanecer cerca de 50 conselhos apenas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário