Trump diz que Fed deveria estimular economia como em tempos de crise

Publicado em 15/04/2019 07:56

LOGO REUTERS

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que as ações do Federal Reserve tiraram talvez até 30 por cento do crescimento econômico dos Estados Unidos e dos ganhos do mercado financeiro, e que o banco deveria injetar dinheiro na economia como fez durante a recessão entre 2007 e 2009.

O ataque mais recente de Trump ao banco central norte-americano, feito pelo Twitter e sem citar qualquer evidência que suportasse sua reivindicação, ocorreu no momento em que o diretor do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e outras autoridades internacionais demonstram preocupações de que um Fed politizado por potenciais nomeações de Trump possa desestabilizar o sistema global baseado no dólar.

"Se o Fed tivesse feito seu trabalho direito, o que não fez, o mercado financeiro estaria com 5 mil ou 10 mil pontos a mais, e o PIB estaria crescendo bem acima de 4 por cento, em vez de 3 por cento... com quase nada de inflação", disse Trump.

"O aperto quantitativo foi péssimo, deveriam ter feito exatamente o oposto", disse, referindo-se à retirada mensal do Fed no ano passado de até 50 bilhões de dólares em títulos adquiridos durante a pior recessão econômica desde a Grande Depressão na década de 1930.

A sugestão de Trump de que o Fed retorne para a flexibilização quantitativa colocaria a instituição em uma posição de acrescentar um estímulo monetário e expandir sua presença nos mercados de dívidas em uma economia que cresce de forma sólida e com uma taxa de emprego que vive uma baixa histórica.

(Reportagem de Howard Schneider)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário