Para líder do PSL, dá para CCJ votar esta semana reforma da Previdência e PEC do Orçamento impositivo

Publicado em 15/04/2019 13:38

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO), afirmou nesta segunda-feira não ver problema em votar tanto a Proposta de Emenda à Constituição do Orçamento impositivo quanto a da reforma da Previdência na CCJ nesta semana, mais curta por conta do feriado da Páscoa.

Segundo Waldir, haverá uma reunião de coordenadores de bancada da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para tentar se chegar a um acordo de procedimentos para garantir que a votação de uma PEC não atrase a apreciação da outra.

“Somos favoráveis a votar as duas. A ordem dos fatores não altera o produto”, disse o líder do PSL a jornalistas na porta da comissão.

“O cenário não está ruim”, sustentou, acrescentando que a ideia dos defensores da reforma mais alinhados ao governo é votar a Previdência até a quarta-feira.

Cronograma acertado entre os integrantes da CCJ previa a análise da admissibilidade da PEC da reforma da Previdência pela comissão até o dia 17.

Mas parlamentares do centrão avisaram o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), de sua intenção de votar a PEC do Orçamento impositivo na comissão nesta segunda-feira.

No fim da sexta-feira, Francischini afirmou que convocaria reunião da CCJ nesta segunda tendo a reforma da Previdência como o primeiro item da pauta. Não se opôs, no entanto, a uma votação do Orçamento impositivo após iniciada a discussão da Previdência.

Eventual discussão e votação da PEC do Orçamento impositivo poderia atrasar a tramitação da reforma.

Mas uma fonte consultada pela Reuters que acompanha as discussões considera que a melhor saída seria negociar a votação das duas propostas, de forma a garantir que a Previdência encerre a etapa de admissibilidade na CCJ antes da Páscoa.

Depois da CCJ, a reforma ainda precisará passar por uma comissão especial e só então seguirá ao plenário da Câmara.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética