Ministro defende inclusão de fase de transição em MP do saneamento

Publicado em 17/04/2019 11:36

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Medida Provisória do Saneamento, reeditada no apagar das luzes do governo Michel Temer, precisa incluir uma fase de transição para o mecanismo de chamamento público, caso contrário corre o risco de ser rejeitada no Congresso, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em audiência pública de comissão mista no Congresso.

O mecanismo de chamamento público previsto na MP, obriga os municípios a convocarem empresas privadas para oferta de serviços de água e saneamento em vez de optarem por assinarem contratos com empresas públicos que já atuem na região. Especialistas afirmam que este mecanismo torna privatizações na área mais atraentes enquanto críticos afirmam que tem potencial para desorganizar todo o setor.

"A obrigatoriedade sem uma fase de transição pode causar a rejeição da MP no Congresso", afirmou Canuto durante a audiência pública, segundo nota da Agência Câmara Notícias publicada na noite de terça-feira.

Segundo a agência, o ministro também defendeu o agrupamento de cidades que não teriam atratividade econômica para empresas privadas de saneamento a municípios que são atraentes para a iniciativa privada.

Canuto também demonstrou ser favorável à possibilidade de subdelegação do investimento privado, de modo que uma companhia estadual de saneamento poderia transferir parte ou todos os serviços para a iniciativa privada, permitindo a coexistência, segundo a agência.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário